No próximo 5 de julho, o mundo celebrará o Dia Internacional das Cooperativas com um tema que reflete a essência e o propósito do cooperativismo em tempos desafiadores: “Cooperativas: Impulsionando Soluções Inclusivas e Sustentáveis para um Mundo Melhor”. A data também está alinhada ao Ano Internacional das Cooperativas, comemorado durante 2025 e proclamado pela ONU.
Anunciado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o tema do CoopsDay 2025 foi definido em conjunto com o Comitê para Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), reforçando a relevância das cooperativas na construção de comunidades mais justas, resilientes e sustentáveis.
“Em todo o mundo, as cooperativas estão demonstrando que uma abordagem empresarial orientada por valores pode gerar soluções reais e duradouras”, afirmou Jeroen Douglas, diretor-geral da ACI. “O Dia Internacional das Cooperativas de 2025 é um momento para reconhecer essa força coletiva e reafirmar nossa dedicação a um caminho inclusivo e sustentável.”
Para Wenyan Yang, presidente do Copac, “o tema deste ano reflete tanto a identidade quanto a urgência do modelo cooperativo. Em um momento de incerteza global, as cooperativas estão mostrando que o desenvolvimento pode ser democrático, inclusivo e baseado na solidariedade. O CoopsDay 2025 é a nossa chance de amplificar essa mensagem para o mundo.”
Mobilização nacional
No Brasil, o Sistema OCB anunciou uma mobilização nacional inovadora para celebrar a data. Prédios emblemáticos de cinco capitais — Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém — servirão como telas para projeções visuais que exaltarão o papel do cooperativismo como força para um mundo melhor.
As projeções contarão com a participação de influenciadores digitais locais, que produzirão vídeos de reação ao conteúdo exibido. A proposta é potencializar o alcance da campanha nas redes sociais por meio de um engajamento autêntico e regionalizado. Os registros da ação serão publicados nas redes do Movimento SomosCoop na segunda-feira, 7 de julho.
“O tema deste ano reflete a essência do cooperativismo: um modelo de negócios centrado nas pessoas, baseado na propriedade coletiva e na gestão democrática, que coloca o bem-estar social e ambiental como prioridade”, destacou Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB. “Frente aos grandes desafios do século 21, como desigualdade, mudanças climáticas e exclusão financeira, as cooperativas oferecem soluções concretas e sustentáveis, contribuindo de maneira direta para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Também se conecta diretamente com a relevância da realização da COP30 no Brasil.”
As Organizações Estaduais (OCEs) estão sendo convidadas a replicar a ação em seus estados. Um kit com vídeos, orientações técnicas e contatos de fornecedores foi disponibilizado para viabilizar as projeções locais.
Segundo Samara Araújo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, a campanha deste ano combina impacto urbano, presença digital e influência regional para levar a mensagem cooperativista a diferentes públicos. “Mais que uma data simbólica, o Coops Day 2025 será uma plataforma de mobilização nacional e internacional, alinhando-se a um ano em que o cooperativismo estará sob os holofotes do mundo. Para o Sistema OCB, essa é uma oportunidade de ampliar o reconhecimento do modelo cooperativo como uma solução viável, moderna e estratégica para os desafios sociais e econômicos da atualidade”, afirmou.
“Com criatividade, cooperação e propósito, o movimento celebra suas conquistas e convida a sociedade a construir, junto com ele, um futuro melhor para todos”, completou Samara.
Tradição e reconhecimento global
Celebrado desde 1923 pela ACI e oficialmente reconhecido pela ONU desde 1995, o CoopsDay destaca anualmente como o cooperativismo fortalece comunidades, empodera pessoas e promove os valores da solidariedade, da sustentabilidade e da democracia.
O tema e a identidade visual da campanha de 2025 foram alinhados ao Ano Internacional das Cooperativas, com recursos como logotipo redesenhado, kit de mídia promocional e a plataforma global coopsday.coop para compartilhamento de histórias.
A celebração também acontece em um contexto internacional estratégico, com o movimento cooperativo global se preparando para o Fórum Político de Alto Nível da ONU, em Nova York, e para a Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, em Doha, ambos previstos para o segundo semestre.

Por Redação MundoCoop com informações do portal CoopNews, ACI e Sistema OCB