A Cresol Goiás será a primeira cooperativa de crédito autorizada a operar os recursos destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Doação Simultânea, em Goiás. Para isso, foi assinado, nesta terça-feira (13), na sede do Sistema OCB/GO, o contrato entre a cooperativa e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O contrato permite que a Cresol elabore projetos para movimentar entre R$ 28 milhões e R$ 30 milhões por ano. Esse é o montante reservado à Conab para a compra da produção de cooperativas da agricultura familiar, cujos alimentos serão destinados a escolas e entidades assistenciais cadastradas.
Até então, apenas a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estavam habilitados a intermediar esses recursos.
A inclusão da Cresol Goiás no processo representa um avanço na descentralização do PAA, além de atender a uma demanda da própria Conab e do governo federal. Segundo a Companhia de Abastecimento, a mudança busca superar entraves enfrentados anteriormente com a Caixa, oferecendo às cooperativas maior agilidade e proximidade na prestação de contas e recebimento dos valores.
Trabalho conjunto
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou que a assinatura do acordo é fruto de um trabalho conjunto, que visa o crescimento das cooperativas de agricultura familiar e do sistema cooperativo como um todo. “É um resultado muito significativo, pois a Cresol começou na agricultura familiar. É um ciclo que servirá de exemplo para outras cooperativas”, disse.

O superintendente da Conab em Goiás, Carmo Inácio da Silva, afirmou que a parceria, estabelecida com o apoio do Sistema OCB/GO, vai agilizar e melhorar o atendimento ao pequeno produtor. “A cooperativa tem condições de fazer um atendimento on-line, não será necessário o produtor se deslocar de sua propriedade para uma agência bancária. Com isso, sobra mais tempo para que ele possa se dedicar às suas atividades”, frisou.
Presidente da Cresol Goiás, Paulo Henrique de Sousa afirmou que a parceria com a Conab fortalece a agricultura familiar, com impacto na continuidade das atividades agrícolas pelas novas gerações. “Esse programa aumenta a renda do pequeno produtor, dando a ele segurança para que possa produzir mais. Com isso, criam-se as condições para que ocorra a sucessão familiar nas pequenas propriedades”, explicou.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do superintendente da Conab em Goiás, Carmo Inácio da Silva, e do encarregado de Operações Comerciais, Círio José da Silva Júnior. Pela Cresol Goiás, participaram o presidente, Paulo Henrique, o diretor executivo, Jefferson Rocha, e gerentes regionais. Representando o Governo de Goiás, esteve presente o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo.
Fonte: Sistema OCB/GO com adaptações da MundoCoop