Uma comitiva formada por 20 representantes de cooperativas educacionais marcou presença na 30ª edição do Bett Brasil, realizada, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com apoio do Sescoop/SP, os participantes tiveram uma verdadeira imersão no maior evento de inovação e tecnologia voltado à educação na América Latina.
Reunindo mais de 35 mil educadores, a Bett Brasil se consolidou mais uma vez como espaço de diálogo, negócios e troca de experiências, com 13 palcos simultâneos e quatro dias de conteúdos voltados à transformação da educação. A comitiva das cooperativas educacionais foi acompanhada pelo consultor do Sistema Ocesp, Eduardo Oliveira, e pelas analistas de Desenvolvimento Humano, Adriana Gonçalves e Sant Ana Fernandes.

“Participar do Bett Brasil foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Foram dias de imersão em debates relevantes sobre educação, inovação e tecnologia, proporcionando reflexões valiosas para meu desenvolvimento profissional e pessoal. Agradeço ao Sescoop/SP por essa oportunidade única, que também me permitiu conectar com profissionais de cooperativas educacionais e compartilhar conhecimentos que contribuirão para a construção de um futuro ainda mais promissor na educação”, comentou Adriana.
A diretora-presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação e colaboradora da Cooperativa Educacional Cerqueirense, Maria Lúcia Paulin, destacou sua experiência. “Foi uma experiência muito rica, cheia de ideias novas e inspirações que, com certeza, vão nos ajudar a inovar e melhorar ainda mais nosso trabalho com a educação nas cooperativas. Conseguimos aproveitar bem toda a programação e isso vai trazer muitos aprendizados para todos nós.”
A designer institucional da Cooperativa Coletiva, Cynthia Toma, abordou o aspecto humano no uso da tecnologia. “Entre tantos aprendizados, um ponto se destacou com força: mais do que dominar ferramentas ou se adaptar às inovações, precisamos fortalecer aquilo que nos torna verdadeiramente humanos — as conexões. Empatia, escuta ativa, cooperação e resiliência surgem como pilares indispensáveis para que a tecnologia seja, de fato, uma aliada no processo educativo. Saio do evento com a certeza de que educar vai muito além de acompanhar tendências.”
A diretora pedagógica da COOPEL, Adriana Rebessi, reforçou o impacto da experiência coletiva. “A participação neste evento abriu um vasto leque de possibilidades de inovação para aprimorar a arte de educar em nossas cooperativas. Tivemos a chance de vivenciar integralmente a programação, o que certamente agregará um conhecimento significativo para todos os nossos cooperados.”
Fonte: Sistema Ocesp