A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), reconhecida pelos cafés especiais produzidos no Cerrado Mineiro, vai lançar na próxima sexta-feira (25/4), um e-commerce internacional para comercialização dos grãos. O lançamento ocorre em Houston, no Texas (EUA), durante a feira ‘Specialty Coffee Expo’.
O evento acontece até 27 de abril. A Expocaccer, que vem buscando oportunidades de internacionalização desde o ano passado, vai apresentar a nova plataforma de vendas de café para visitantes de todos os países, em especial aos integrantes da indústria americana. Hoje, os Estados Unidos é a nação que mais compra café brasileiro, depois da União Europeia, e está protagonizando as batalhas tarifárias globais.
Mas, em paralelo, o cenário macroeconômico e geopolítico pode favorecer a comercialização de café brasileiro por meio do e-commerce, segundo a cooperativa.
“Esta plataforma permitirá que compradores de todo o mundo adquiram os cafés diretamente dos cooperados da Expocacer, com toda a conveniência e segurança de um ambiente digital. Durante o evento, os visitantes poderão se cadastrar e conhecer de perto o e-commerce, que promete simplificar o processo de compra e negociação de cafés especiais”, disse Ítalo Henrique, diretor comercial da Expocacer, em nota.
De acordo com o comunicado da cooperativa mineira, os hubs internacionais da Expocacer – que funcionam nos Estados Unidos e no Reino Unido – facilitam a logística e o processo de exportação para os compradores internacionais.
O objetivo da entidade na feira também é estabelecer novas parcerias para melhorar a logística e a rapidez das negociações internacionais, sejam grandes, médios ou pequenos volumes, acrescentou o diretor.
Para isso, a Expocacer vai apresentar pela primeira vez novas marcas e linhas de café linhas durante a feira de Houston. Serão tipos de cafés com diferentes notas sensoriais, com destaques para a linha “Origin”, que oferece um padrão típico do Cerrado Mineiro, com notas mais achocolatadas, outro café mais frutado, um floral e até um descafeinado.
De acordo com o comunicado da cooperativa, alguns lotes especiais destacarão a rastreabilidade do grão mineiro, detalhando a variedade, processo, notas sensoriais, entre outras especificações.
Haverá lotes exclusivos, que reforçam os cultivos regenerativos da região. “Esta nova oferta de cafés marca o compromisso da Expocacer com seus cooperados e com a sustentabilidade da produção de café na região, aliando inovação e responsabilidade socioambiental”, afirmou Simão Pedro de Lima, diretor presidente executivo da cooperativa.
A Specialty Coffee Expo conta com mais de 600 expositores, que apresentam os produtos e serviços mais inovadores do mercado. São esperados cerca de 15 mil visitantes. A Expocaccer aproveitará a ocasião para oferecer degustações guiadas dos tipos de café do Cerrado. Segundo Lima, vai ser uma oportunidade de reforçar o compromisso dos cooperados com “a origem controlada, a sustentabilidade real, a transparência verificável”.
Fonte: Globo Rural