Garantir aos motoristas do transporte por aplicativo de Pelotas uma opção mais rentável e, ao mesmo tempo, tarifas mais baratas para os usuários é o que pretende a Cooperativa CoopApp Local. O serviço, que está em fase final de implementação, deve ser lançado até o fim do semestre e promete pagar 30% a mais por quilômetro rodado na comparação com os dois aplicativos de transporte por aplicativo mais populares.
O idealizador do negócio e presidente da CoopApp, o engenheiro de telecomunicações Marcelo Fioretti, aposta no modelo cooperativista para fazer a ideia dar certo. Fioretti destaca o fato de que, em uma cooperativa, todos os associados são coproprietários do empreendimento e que a gestão é marcada por total transparência. “Todos os cooperados têm acesso à conta da cooperativa para verificar saldos e extratos e, também, ao escritório de contabilidade encarregado de toda a gestão financeira”, explicou.
Além do pagamento mais justo por quilômetro rodado — estima-se um valor mínimo de R$ 2, quase o dobro da média praticada pelos principais aplicativos —, o sistema da CoopApp Local oferece aos motoristas a participação direta nos lucros e decisões da cooperativa. “O motorista é dono. Ele participa das assembleias, ajuda a definir as tarifas e, no final do ano fiscal, divide os resultados do exercício. Aqui, o lucro não vai para uma empresa multinacional, vai para quem realmente trabalha”, resumiu.
Fioretti afirma que o modelo foi concebido com o objetivo de corrigir distorções existentes no mercado atual. De acordo com seus cálculos, um motorista que tem como meta ganhar R$ 350 por dia precisa gerar aproximadamente R$ 500 em corridas, já que aproximadamente 30% desse valor é retido pelas plataformas. Na prática, isso significa que o profissional deixa em torno de R$ 150 diariamente com os aplicativos. A proposta da cooperativa, nesse sentido, é eliminar essa intermediação, permitindo que praticamente todo o valor pago pelo passageiro vá diretamente para o motorista. O sistema de cobrança, conforme explica, será transparente, de modo que, se o passageiro desembolsar R$ 20, esse valor será quase integralmente repassado ao condutor. A cooperativa poderá conceder pequenos descontos ao usuário, mas sem que isso afete a remuneração do motorista.
O envolvimento dos motoristas desde o início é o principal fator para o sucesso do projeto, conforme o presidente da cooperativa. Segundo ele, 30 cooperados já abraçaram a proposta e estão contribuindo mensalmente, enquanto outros 200 acompanham o desenvolvimento aguardando o lançamento do aplicativo para se juntarem ao grupo.
“O maior desafio tem sido desconstruir a ideia de que apenas empresas com bilhões de dólares conseguem criar um aplicativo viável. Isso é o que as grandes plataformas vendem, mas a gente está provando que é possível criar algo local, eficiente e mais justo”, ressalta Fioretti.
Serviço deve estar disponível no fim de junho
A expectativa é que o serviço comece a operar até o fim de junho, com um mínimo de 550 motoristas. Para isso, a cooperativa segue com uma campanha de cadastro tanto de motoristas quanto de passageiros por meio de site e redes sociais. “Já estamos nos preparando com um escritório de contabilidade que cuida de toda a gestão financeira”, destacou Fioretti.
Inicialmente, a CoopApp deve trabalhar com um aplicativo que será alugado da MobApps e está em fase de configuração, com versões tanto para Android quanto para iOS, com duas interfaces: uma para motoristas e outra para passageiros. O uso, no entanto, será controlado: o cadastro será feito via app, mas o motorista só poderá começar a operar após ser habilitado pela própria cooperativa. “Não é como o Uber, que você baixa, manda os documentos e sai dirigindo. Aqui há um processo, porque a ideia é construir algo sólido e coletivo”, disse.
Fioretti também esclarece que o vínculo com a cooperativa não impede os motoristas de trabalharem com outros aplicativos. “Eles podem continuar rodando com o Uber ou o 99, não há exclusividade. Mas a tendência é que, ao perceberem que ganham mais conosco, fiquem apenas com a cooperativa”, comentou.
O valor da taxa mensal a ser paga pelos cooperados ainda será definido, mas deve variar entre R$ 50 e R$ 100 apenas para cobrir custos administrativos e operacionais. “Enquanto o aplicativo não estiver no ar, não estamos cobrando essa taxa”, afirmou.
Atualmente, Pelotas conta com cerca de 4,5 mil motoristas ativos em plataformas de transporte por aplicativo e a expectativa da CoppApp Local é atrair de mil a dois mil motoristas ao longo do tempo. “Mas para começar com uma boa cobertura da cidade, a gente precisa de pelo menos 550. Essa é nossa meta até junho. A partir daí, o passageiro também poderá baixar o app e começar a chamar as corridas”, conclui Fioretti.
Fonte: Jornal Tradição