A Sisprime do Brasil resolveu tornar público os seus compromissos ambientais, sociais e de governança.
Conhecida como materialidade ASG, oprocesso resultou na definição de seis compromissos de impacto positivo,alinhados aos Princípios do Cooperativismo e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como finanças sustentáveis, ecoeficiência, bem-estar, cidadania financeira, segurança e privacidade dos dados e transparência e prestação de Contas.
A construção da materialidade envolveu uma consulta de 958 pessoas e alcançou um grau de confiança de 95% na pesquisa.
Para entender melhor o tema, a MundoCoop conversou com Gislane Barros, especialista em ASG na Sisprime do Brasil, sobre os benefícios e os desafios dos compromissos ASG públicos.
Confira!
De que maneira a Sisprime é a primeira Cooperativa de Crédito Independente para tornar seus compromissos ASG públicos?
Incorporamos o tema ASG em nossa estratégia em 2023, por meio de nosso planejamento estratégico.
Em 2024, decidimos ir além ao implementar um processo para identificar e priorizar os temas ASG, resultando em nossos compromissos descritos no Caderno de Materialidade, disponível em nosso site.
Ao compartilhar nossa estratégia com transparência, transformamos um compromisso interno em uma interação com cooperados, colaboradores, comunidades e todas as partes interessadas, permitindo que compreendam e participem do impacto positivo que geramos no meio ambiente, nas pessoas e na governança.
Qual é a importância dessa ação?
Tornar nossa materialidade pública fortalece a confiança e a transparência com cooperados e sociedade, agregando valor ao negócio e atraindo parceiros que valorizam a sustentabilidade.
Com essa iniciativa, buscamos alinhar nossas práticas aos padrões de mercado, adotar diretrizes internacionais e consolidar nossas ações. Estamos, agora, construindo o Plano de
Sustentabilidade, com metas e indicadores que permitirão monitorar de forma contínua os resultados e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade.
Como ela agrega às cooperativas e aos negócios?
A materialidade ASG é um processo de identificação e priorização dos temas ambientais, sociais e de governança mais relevantes para uma empresa e suas partes interessadas.
Esse processo agrega valor ao reduzir nossa exposição a riscos ambientais e sociais, mitigando a possibilidade de perdas financeiras e promovendo maior estabilidade econômica. Além disso, otimiza a alocação de recursos, direcionando nossos esforços para as áreas de maior impacto e aumentando a eficácia de nossas iniciativas sustentáveis. Por fim, fortalece a atração de novos negócios, ao facilitar o financiamento de atividades com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
Quais são os compromissos que estão agregados a esse processo e como funciona cada um na prática?
A Sisprime apresenta seis compromissos ASG que orientam nossas ações:
1. Finanças Sustentáveis: Ampliar o crédito e produtos de investimentos sustentáveis. Alinhado ao 7º Princípio Cooperativista: Interesse pela Comunidade e aos ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e ODS 15 (Vida Terrestre).
2. Ecoeficiência: Promover o uso responsável dos recursos naturais em nossas agências, sede e corretora. Baseado no 7º Princípio Cooperativista e relacionado ao ODS 7, ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsável).
3. Bem-Estar: Promover a saúde mental, emocional, social e física de cooperados, colaboradores e comunidades. Em consonância com o 5º Princípio Cooperativista:
Educação, Formação e Informação e apoiando os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).
4. Cidadania Financeira: Promover a educação e inclusão financeira para cooperados, colaboradores e comunidades para tomar decisões financeiras responsáveis. Reflete o 5º Princípio Cooperativista e contribui para os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 12.
5. Segurança e Privacidade dos Dados: Aprimorar medidas de proteção e gerenciamento de informações. Fundamentado no 2º Princípio Cooperativista: Gestão Democrática e alinhada ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
6. Transparência e Prestação de Contas: Garantir transparência e prestação de contas. Comunicamos impactos e resultados aos cooperados de forma aberta e relatórios periódicos. Baseado no 2º Princípio Cooperativista e relacionado ao ODS 16.
Como foi feita a construção da materialidade e quem se envolve nela?
A construção da materialidade envolveu uma análise detalhada dos impactos, riscos e das expectativas dos nossos públicos de relacionamento.
Consultamos Cooperados, Colaboradores, Conselho de Administração, Diretoria, Comitê, Assessores, Banco Central, Associações, Veículos de comunicação e Fornecedores.
Seguimos padrões de mercado, como SASB e GRI, e contamos com apoio da OCEPAR e da PUCPR para garantir a conformidade e relevância do processo.
De que maneira a estratégia de sustentabilidade da cooperativa se envolve nesse processo todo?
A estratégia de sustentabilidade da Sisprime, descrita na materialidade, é o alicerce que integra os compromissos ASG ao nosso modelo de negócio. Ela orienta a implementação das iniciativas orientadas na materialidade, estabelece metas claras e indicadores de desempenho, garantindo que a sustentabilidade esteja integrada de forma intrínseca às nossas operações e à cultura organizacional.
Acreditamos que a transparência e o comprometimento com práticas sustentáveis são essenciais para o futuro das cooperativas de crédito. Ao tornar públicos nossos compromissos ASG, reafirmamos nosso papel como agentes de mudança positiva na sociedade.
Esperamos que essa ação fortaleça o movimento cooperativista como um modelo sustentável, que gera impacto positivo nas comunidades e contribui para um desenvolvimento mais inclusivo.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop