Um curta-metragem foi produzido para traçar o uso do cinema pelo movimento cooperativo do Reino Unido, coincidindo com o 180º aniversário da Rochdale Equitable Pioneers Society.
O curta-metragem, Co-operative Cinema: A Movement in Moving Image , estreou em Manchester em 5 de dezembro, em um evento organizado pelo Co-operative Heritage Trust em parceria com a Midcounties Co-op e a Co-operatives UK .
O movimento cooperativo tem uma longa história de uso de filmes para fins promocionais, campanhas de propaganda e educação de membros, que remonta a 1899 — apenas três anos após a primeira exibição de filmes em movimento ao público britânico.
Para celebrar essa história, o Co-operative Heritage Trust convidou o cineasta e membro da Midcounties’ Young Co-operator Network, Ryan Bird, para ajudar a selecionar filmes cooperativos do arquivo para compartilhar com o público.
Mas, disse Bird, os materiais que ele encontrou o inspiraram a criar uma nova obra. “Fiquei fascinado pela longa história [das cooperativas] com o cinema. O movimento tem usado o cinema para educação e publicidade quase desde que o cinema existe. Eu tive que vasculhar os arquivos e contar essa história.”
O filme foi exibido junto com uma seleção do arquivo, incluindo o promo da Co-operative Wholesale Society de 1939, Sam Goes Shopping , e curtas mais recentes produzidos pela Co-operatives UK, apresentando cooperativas modernas, como o parque de skate Projekts e a Leeds Bread Co-op .
Os filmes foram seguidos por uma sessão de perguntas e respostas com Bird, Jane Donaldson do Co-operative Heritage Trust e o ator John Henshaw, que estrelou o filme The Rochdale Pioneers de 2012 .
“Eu não estava preparado para quantas pessoas teriam perguntas para mim depois”, disse Bird. “O público parecia realmente interessado em aprender mais sobre meus pensamentos sobre o movimento contemporâneo.”
Co-operative Cinema: A Movement in Moving Image fará sua estreia nas Midlands no Mockingbird Cinema de Birmingham no início de 2025 e estará disponível para transmissão no site do Heritage Trust já em janeiro de 2025.
Fonte: Coop News