O Espírito Santo recebe comitiva internacional entre os dias 06 e 09 de dezembro com o objetivo de conhecer de perto as iniciativas do estado capixaba em prol da sustentabilidade na produção agrícola e fortalecer a parceria com a União Europeia, especialmente no contexto do Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR).
A visita organizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Programa AL-INVEST Verde da Comissão Europeia, contará com a presença de representantes de diversos países, como Bélgica, Espanha, Irlanda e Itália.
O Estado capixaba tem se destacado no cenário nacional e mundial por suas iniciativas em prol da sustentabilidade e da rastreabilidade dos produtos agrícolas, especialmente diante das novas exigências do mercado europeu.
Com o objetivo de atender aos critérios do Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento, o governo capixaba, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), desenvolveu um projeto inovador e pioneiro de mapeamento das áreas de produção de café, cacau e florestas plantadas, utilizando tecnologias de ponta como inteligência artificial e aprendizado de máquina para garantir a rastreabilidade e a origem sustentável dos produtos.
Na ocasião, a comitiva será recebida pelo governador Renato Casagrande para discutir a importância da parceria com a União Europeia e os avanços do Estado na área da sustentabilidade. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos no Espírito Santo, visitando propriedades rurais- para conhecer de perto as práticas sustentáveis adotadas por produtores de café e cacau, cooperativas e empresas do setor.
Um dos destaques da visita será a apresentação das plataformas Selo Verde e Cecafé/Serasa, que permitem rastrear a origem dos produtos e garantir a sua conformidade com os requisitos ambientais. “O Espírito Santo está na vanguarda da produção agrícola sustentável no Brasil e essa visita internacional é uma oportunidade única para mostrarmos ao mundo as nossas iniciativas e atrair investimentos”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Programa AL-INVEST Verde:
O programa AL-INVEST Verde é financiado pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina. O programa apoia a transição para uma economia com baixo teor de carbono e mais circular, incentivando a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas e instituições públicas.
Fonte: Sistema OCB/ES