Responsáveis por 30% do PIB nacional, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) desempenham um papel fundamental na economia do Brasil, representando um crescimento maior do que o dobro do PIB de 2023, de acordo com dados do Sebrae divulgados este ano.
Os pequenos negócios geraram sete em cada dez postos de trabalho no país em 2024, segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, sendo impulsionadores da inovação e diversificação de produtos e serviços no Brasil.
Apesar disso, o cenário para o empreendedor brasileiro ainda é desafiador e estar preparado para enfrentar as mais diversas situações, tornou-se uma necessidade para garantir o futuro do seu negócio.
Por isso, com o objetivo de atender as particularidades desse público, a Tokio Marine está investindo em produtos personalizáveis para o empresariado, pensados para proteger o patrimônio e as operações de empresas, além de atender, também, a profissionais liberais, com coberturas sob medida.
Sidney Cezarino, Diretor de Seguros Patrimoniais da Tokio Marine, explica que o Seguro Empresarial é destinado para todos os tipos de negócios, pois garante a retomada da atividade o mais rápido possível, minimizando impactos e consequências negativas. “Quando falamos em Seguro Empresarial, é muito comum que os Clientes acreditem que esse produto proteja somente as empresas de problemas comuns ou que serve apenas para grandes empreendimentos quando, na verdade, há apólices desenhadas para Pequenas e Médias Empresas também”, destaca.
Neste contexto, o Seguro Empresarial surge como suporte, no qual é capaz de oferecer as ferramentas para que um empresário possa se recuperar de imprevistos, permitindo que o foco continue sendo no que realmente importa: a prosperidade de seu investimento. “E um de nossos principais diferenciais é a facilidade que proporcionamos para nossos Corretores ofertarem este produto aos seus Clientes, seja na forma de pagamento, com possibilidade de parcelamento e descontos, ou com proteções desenhadas para atividades específicas, que protegem o Segurado nos mais diversos casos”, finaliza o Executivo.
Cultura do Seguro no Brasil
Ainda hoje, no entanto, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), no Brasil, apenas 20% das empresas têm apólice de Seguro Empresarial.
Para Sidney Cezarino, isso reforça a necessidade da conscientização a respeito deste tipo de proteção. “Na Tokio Marine, nós trabalhamos muito para incentivar essa adesão, o que gera mais segurança para o empresário, sua família e seu patrimônio. E nós contamos sempre com o apoio do nosso principal parceiro, o Corretor de Seguros, para nos auxiliar no fortalecimento da cultura de seguros no Brasil, atuando como um consultor especializado, que entende as particularidades de seus Clientes, além de ser um agente disseminador da importância da proteção na sociedade”, finaliza.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 120