Na manhã do dia 29 de agosto, o Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos da Unimed Sul Capixaba realizou um encontro que marcou os participantes. A iniciativa, conduzida pela psicóloga Juliana Xavier Machado , reuniu pacientes que estão em tratamento de câncer, oferecendo um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento emocional.
Durante o encontro, Juliana destacou a importância do grupo, que tem como objetivo principal criar um ambiente seguro e empático para que os pacientes possam compartilhar suas histórias e receber apoio mútuo. “O grupo de apoio é essencial para que os pacientes se sintam compreendidos e acompanhados em sua jornada. A troca de vivências contribui para a construção de uma rede de suporte emocional, que é fundamental no processo de enfrentamento da doença”, afirmou.
O médico oncologista e coordenador da Unimed Oncologia Raphael Luzório Fernandes, lembrou que os pacientes estão no centro do cuidado da cooperativa. “A missão diária de toda a equipe Unimed Sul Capixaba é oferecer um tratamento humanizado, com nosso trabalho, mas também doando nossa força e apoio em todo o processo. Estamos aqui acolhendo e trazendo informação para mostrar que a vida pode seguir da melhor maneira possível”.
Entre as participantes estava Stela Possi, de 33 anos, que enfrenta o câncer de mama e participou pela primeira vez do grupo. Stela expressou sua gratidão pelo encontro, ressaltando o impacto positivo de estar ao lado de outras mulheres que compartilham desafios semelhantes. “Foi incrível compartilhar um pouquinho da minha história e ouvir tantas outras histórias impactantes. Permaneço com o coração grato pela minha vida e pela vida de cada uma dessas mulheres. O meu desejo profundo é que um dia o câncer deixe de ser um tabu. Obrigada, Senhor, por me colocar exatamente onde eu preciso estar”, declarou emocionada.
O encontro reforçou a missão do grupo de apoio da Unimed Sul Capixaba em proporcionar suporte emocional e psicológico aos pacientes, ajudando-os a encontrar força e resiliência para continuar seus tratamentos com esperança e confiança.
Fonte: Sistema OCB/ES