Um número crescente de seguradoras cooperativas e mútuas está usando inteligência artificial (IA), revela um estudo.
Sessenta e dois por cento dos 52 membros da Federação Internacional de Cooperativas e Mútuas de Seguros (Icmif) pesquisados relataram que já estão usando IA, com outros 19% planejando implementar alguma forma de tecnologia de IA no próximo ano.
Dos que já usam IA, 50% estão usando aprendizado de máquina, 33% estão usando automação de processos robóticos e 31% estão usando análise preditiva.
Trinta e um por cento estão usando IA generativa, como transformadores generativos pré-treinados (GPTs) e/ou modelos de linguagem ampla (LLMs), enquanto 71% disseram que estão investigando e/ou pretendem adotar alguma forma de tecnologia de IA generativa (como GPTs ou LLMs) nos próximos 18 meses.
Alguns dos principais usos da IA relatados no estudo incluem análise preditiva, processamento de sinistros, detecção e prevenção de fraudes, suporte ao cliente e subscrição e avaliação de riscos.
Os principais motivos apresentados para aproveitar a tecnologia de IA foram melhorar a eficiência, aprimorar a experiência do cliente e aumentar a lucratividade.
Quando se trata do status cooperativo e mútuo dos membros da Icmif, 97% dos membros pesquisados disseram que as tecnologias de IA se alinham com os princípios cooperativos e mútuos. Mas um número significativo de entrevistados também sentiu que havia desafios éticos e regulatórios adicionais devido à sua estrutura.
Solicitado a explicar como a IA se alinha com os princípios cooperativos e mútuos, um entrevistado disse: “A IA, em suas diversas formas, existe há muito tempo e não é incongruente com a mutualidade. Ela pode aumentar a eficiência, o que às vezes pode ser um ponto fraco nas mútuas.”
Outro disse acreditar que a IA se alinha com seus princípios, particularmente em relação à cooperação entre cooperativas, dizendo: “A IA pode aumentar a colaboração entre as cooperativas por meio de plataformas compartilhadas e análise de dados, promovendo apoio e aprendizado mútuos.”
E outro disse que “acredita firmemente que as tecnologias de IA se alinham e apoiam nossos princípios cooperativos e mútuos. Ao integrar estrategicamente a IA, podemos aumentar nossa capacidade de cumprir nossa missão principal de proteger e melhorar a vida de nossos clientes e comunidades rurais por meio de um serviço excepcional e personalizado. No entanto, reconhecemos que a IA deve complementar, e não substituir, o toque humano que é fundamental para nossos valores.”
Quando perguntados se concordam que há desafios éticos e regulatórios adicionais com o uso da IA como seguradora mútua/cooperativa, as respostas foram mais variadas.
Trinta e nove por cento dos entrevistados concordaram com essa afirmação, 21% dos entrevistados discordaram e 39% não concordaram nem discordaram.
Um entrevistado que concordou com a afirmação disse: “Como uma seguradora cooperativa, a explicabilidade do modelo de IA é muito importante, o que não é o caso de outras seguradoras (usar uma caixa preta inexplicável de IA pode ser aceitável para elas). Felizmente, a legislação (Lei de IA da UE) deve criar condições equitativas”.
O relatório também inclui casos de uso dos membros, mostrando as diferentes maneiras como eles implementaram a IA em suas operações. Por exemplo, um membro da Icmif usa uma ferramenta de detecção de fraude de IA para sinistros, que utiliza dados de várias seguradoras para detectar se foram feitos sinistros com várias seguradoras.
Outro membro relatou ter começado a testar o uso de LLMs para analisar manuais de subscrição, a fim de compreender melhor, extrair e recuperar informações importantes.
A Icmif diz que planeja compartilhar mais exemplos de práticas recomendadas de como seus membros estão usando IA e publicá-los em uma página interativa exclusiva para membros.
Ben Telfer, vice-presidente sênior da Icmif, disse: “Apesar dos desafios comuns à adoção da IA, temos o prazer de compartilhar detalhes da variedade de soluções dos membros que estão garantindo a implementação eficaz dessa tecnologia e que a maioria dos membros da Icmif compartilha um compromisso com a adoção responsável da IA.
“À medida que os recursos e aplicativos continuam a crescer, impulsionados pela IA generativa, esperamos que as tecnologias relacionadas à IA se tornem cada vez mais parte integrante das operações e das estratégias de crescimento futuro das organizações membros da Icmif.”
Ele acrescentou: “Esperamos que os membros encontrem grande valor nos insights dos resultados dessa pesquisa. Embora haja muito conteúdo e teoria sobre o impacto potencial da IA no setor de seguros, esperamos que as aplicações práticas e os casos de uso bem-sucedidos compartilhados neste relatório exclusivo para membros da Icmif ajudem a beneficiar as organizações membros em suas próprias jornadas de IA.”
Fonte: Coop News
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