Em um evento imperdível para empresas e entidades que integram os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região, o SP Produz, Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais (CPL), será apresentado no dia 22 de julho, às 10h, no Auditório da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia em Pompeia.
Promovido por uma união de entidades de peso, como a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, CIESP Alta Paulista, Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos (Adipa), Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti), Sebrae-SP, Fatec Pompeia, Fatec Marília e Senai SP, o evento marca o início de uma nova era para o desenvolvimento econômico da região.
O SP Produz é o Programa Estadual de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Locais que substitui os antigos APLs e visa fortalecer os ambientes produtivos locais por meio da governança e cooperação. O objetivo principal é promover a descentralização do desenvolvimento produtivo, o crescimento econômico local e a redução das desigualdades regionais.
O programa oferece apoio técnico, mentorias e uma plataforma exclusiva para potencializar esses benefícios, além da possibilidade de fomento para projetos.
As CPLs são concentrações de micro, pequenas e médias empresas que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Ao compartilharem recursos e promoverem inovação, reduzem custos, geram empregos e fortalecem seus negócios.
O evento abordará as características do SP Produz, focando nos benefícios para os atuais Arranjos Produtivos Locais se credenciarem como CPLs.
Segundo o superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, a região conta com vários APLs reconhecidos pelo Governo de São Paulo e a partir dessa nova política de desenvolvimento econômico regional, as entidades gestoras dos APLs deverão criar novas estratégias de organização. “No evento vamos tratar também do Edital de Reconhecimento e Classificação de Maturidade das CPLs, que é o primeiro passo para os atuais APLs se inserirem nesta nova política de fomento aos vetores locais de desenvolvimento, aproveitando os benefícios do Programa SP Produz.”, explica Fusco.
Estão sendo convidadas as empresas e as entidades participantes dos APLs da região: Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília e Região, Arranjo Produtivo Local da Indústria de Alimentos de Marília e Região, Arranjo Produtivo Local dos Cafés da Região de Garça, Arranjo Produtivo Local do Amendoim de Tupã e Arranjo Produtivo Local do Ovo de Bastos.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia: fsnt.org.br/2024/07/evento-em-pompeia-apresenta-programa-estadual-de-desenvolvimento-das-cadeias-produtivas-locais/. As vagas são limitadas, portanto, garanta a sua presença o quanto antes!
Este é um evento imperdível para quem deseja se conectar com a comunidade empresarial local, aprender sobre o novo Programa CPL e contribuir para o desenvolvimento econômico da região.
Discussão sobre post