Em uma busca incessante por oferecer as melhores condições de pagamento aos seus produtores, muitas cooperativas e grandes empresas do agronegócio deparam-se com a dificuldade na liberação de crédito para que os produtores rurais possam adquirir os insumos necessários sem comprometer imediatamente seus fluxos de caixa, afetando ambas as partes.
Essas empresas enfrentam a necessidade de exigir a quitação da compra no débito ou emitir boletos para pagamento após a colheita da safra, o que resulta no esgotamento de seus caixas ou obriga produtores a utilizar a renda gerada pelas colheitas passadas para financiarem a próxima, limitando o potencial de crescimento de suas produções.
Nesse cenário desafiador, a E-ctare desenvolveu uma solução inovadora para beneficiar todas as partes envolvidas: o arranjo de pagamento personalizado com a bandeira exclusiva do agronegócio e como instrumento de pagamento o primeiro Cartão de Crédito com Fatura PRAZO SAFRA do mercado agrícola brasileiro.
Essa solução baseia-se em um sistema integrado de gestão financeira e pagamentos do agronegócio, utilizando produtos modulares para criar um novo fluxo de pagamento. Na plataforma Agricash, realiza-se uma análise detalhada da ficha do produtor, avaliando seu “score” e estudando o potencial produtivo de suas terras. Após esse processo, fundos e financiadores aprovam o crédito para o produtor. Neste momento, as cooperativas, agroindústrias e revendas do mercado podem liberar o crédito para seus clientes e cooperados realizarem as aquisições de insumos. Uma única fatura é gerada para todas as compras do mês, dando ao cliente a opção de pagamento à vista ou após a colheita da próxima safra. Optando pela segunda opção, a fatura é convertida em um título de dívida (CPRF) e anunciada na vitrine virtual de recebíveis (Agricash) para que fundos e instituições financeiras possam transacionar esses recebíveis. Nesse momento, é negociada a taxa de juros, priorizando sempre a saúde financeira do produtor. A quitação da compra é realizada para as empresas, permitindo que não esperem a colheita de seus clientes para receber o pagamento, mas viabilizando que paguem suas compras somente após a colherem suas safras.
Além dessa condição, o produto oferece um sistema de alta tecnologia, tornando o processo de venda totalmente digital e automatizado.
Com essa inovação, a E-ctare destaca-se de maneira revolucionária no mercado financeiro do agronegócio, promovendo o crescimento sustentável de todos os envolvidos.
Discussão sobre post