Com o objetivo de fortalecer o relacionamento da Cresol com as cooperadas, por meio de uma experiência participativa que contribui com o desenvolvimento pessoal e profissional da mulher, a Cresol Vale das Águas PR/MG implementou o Programa Potencializa Elas em 2023 e, neste ano, já atende mais de 180 mulheres de dois estados: Paraná e Minas Gerais.
O grupo formado no Paraná tem cerca de 120 mulheres de nove municípios da região Centro-Oeste. Já em Minas Gerais, o grupo é composto por 65 mulheres, de três municípios da região de expansão da cooperativa, localizada no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Iniciados em abril, os grupos se reúnem uma vez por mês para debater sobre diversos temas, entre eles, empoderamento feminino, autocuidado físico e mental, protagonismo, liderança, cooperativismo e outros, que fazem parte do mundo feminino.
De acordo com a gerente da agência de Monte Carmelo (MG), Patrícia Conceição, o projeto foi pensado com muito carinho para as mulheres, olhando para o aspecto de desenvolvimento. “Nós podemos e devemos ocupar lugares de destaque, fazemos o possível e o impossível, na maioria das situações. Sabemos da capacidade que temos e que, muitas vezes, faltam incentivos para crescermos ainda mais. A Cresol está sempre atenta à comunidade e, por isso, entendemos o quanto é importante estarmos juntas, trazendo ainda mais informação e subsídios para que se destaquem cada vez mais em suas atividades, sejam elas no âmbito pessoal ou profissional”, afirma a gerente.
Para Adriana Naves, participante da cidade de Monte Carmelo, o Programa Potencializa Elas vem resgatando nas mulheres potencialidades que estavam adormecidas ou em segundo plano. “Para mim, o Programa Potencializa Elas está sendo como um garimpo, escavando e descobrindo outros talentos que jamais pensávamos que tínhamos ou estavam adormecidos. Cada uma de nós, com seu brilho indiscutivelmente fantástico, podemos nos desenvolver ainda mais”, ressalta Adriana.
A Cresol Vale das Águas PR/MG desenvolve diversos projetos de apoio aos cooperados e à comunidade, como o Empreendedorismo Urbano, em que são realizadas consultorias para 45 empresas; o Empreendedorismo Rural, que capacita 40 produtores rurais; o Juventude Conectada, para jovens de 18 a 25 anos, com 12 representantes; Um Olhar Para o Futuro, em que são atendidas 1.000 crianças estudantes do ensino fundamental; o Juventude Cooperativista, com cerca de 150 jovens; e o Projeto Sucessão Familiar, com 15 famílias atendidas.
Fonte: Cresol
Discussão sobre post