Na sexta-feira (17), Araraquara recebeu a visita do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Seu primeiro compromisso na cidade aconteceu pela manhã no Distrito Araraquara (antigo Cear), onde participou, juntamente com o prefeito Edinho, de um encontro com trabalhadoras e trabalhadores da cidade e região. O mesmo evento foi marcado pelo lançamento do aplicativo de entrega “Morada Express”, da Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara.
Em sua fala, Luiz Marinho elogiou o engajamento da Prefeitura de Araraquara no propósito de fortalecer cada vez mais o cooperativismo. “O que tenho a fazer, ao ver a experiência de Araraquara, é agradecer a todos vocês pela dedicação, pelo talento e pelo sacrifício para chegar até aqui. Certamente, é uma experiência que vai estimular aqui e os municípios vizinhos. Também devo parabenizar, porque se as cooperativas passaram por todas as dificuldades, amadureceram e venceram, é porque vocês são merecedores e vencedores. Temos que ter um olhar especial para a economia solidária e para o cooperativismo. Aqui, nós podemos produzir novas experiências de empresas cooperativadas, inclusive que disputem mercado com o capital, porque nós não temos que recuperar o capital, temos que recuperar somente o capital humano. Portanto, é o melhor sistema do ponto de vista do trabalhador e da trabalhadora”, frisou.
O prefeito Edinho comentou que acredita que o cooperativismo é a expressão de uma sociedade sem exploração e sem injustiça com o trabalhador. “Eu fico feliz com este lançamento porque foi um longo processo, como tem sido um longo processo manter as cooperativas. Eu fico feliz porque foi um longo processo para que a Morada Express existisse. Hoje ela existe e hoje ela é organizada. Esse aplicativo é o melhor do mundo? Não é, e nunca o melhor do mundo vai existir. Quando estiver funcionando bem, nós vamos criar um outro para ser melhor do que esse, para que possamos evoluir e que vocês possam ser competitivos. Temos que entender também que vocês estão concorrendo com o mercado de trabalho, com plataformas financiadas pelo capital internacional, que são multinacionais. Por isso, é preciso ter disciplina e hierarquia, porque nada funciona se ninguém souber seu papel no processo. Tem que estar organizado, tem que ter disciplina e tem que funcionar, porque vocês vão enfrentar um grande capital no mercado, mas eu acredito que o trabalhador é capaz de se organizar, é capaz de fazer gestão. Eu acredito na força do coletivo e eu acredito no mundo que é capaz de gerar empresa sem submissão do trabalho”, comentou.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), exaltou a proximidade do governo federal com a cidade. “A presença do ministro Luiz Marinho é motivo de orgulho e reforça o respeito do governo federal para com nosso município e nossa gente trabalhadora. Os diálogos concretizados e os eventos de hoje são fundamentais para entendermos as necessidades e anseios daqueles que constroem a nossa sociedade. Estamos fazendo história neste município. Todas as atividades deste dia refletem o dinamismo e o compromisso integrado para o desenvolvimento e o bem estar de todos os moradores”, observou.
O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) também elogiou a atuação da Prefeitura no apoio ao cooperativismo. “Para mim, é uma alegria muito grande voltar a Araraquara e ver a forma como o prefeito Edinho Silva coordena as ações em prol da geração de trabalho e essas iniciativas de cooperativismo que estimulam a economia solidária”, ressaltou.
A deputada estadual Márcia Lia (PT) elogiou os programas e projetos voltados para a geração de renda na cidade. “Eu não tenho nenhuma preocupação em dizer que Araraquara é um oásis no meio do deserto. Araraquara é uma cidade que de fato leva experiências exitosas para outras pessoas. Existem muitos locais que se espelham no nosso cooperativismo, na nossa participação popular, nos nossos programas e em tudo o que fazemos aqui para melhorar a vida das pessoas”, mencionou.
A deputada estadual Thainara Faria (PT) também valorizou a iniciativa. “Além de todos os benefícios humanos e sociais, é preciso refletir sobre a questão do dinheiro ser gasto na nossa cidade e circular aqui dentro. Isso é muito importante. O motoentregador que vai fazer seu trabalho, ajudando os empresários locais, também vai consertar a sua moto na mecânica local, também vai comprar os seus produtos na cidade, e isso fortalece muito a economia”, explicou.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, que no ato representou os gestores municipais, exaltou o incentivo ao cooperativismo na cidade. “O cooperativismo de Araraquara é exemplo e temos visto sua importância para a mudança de vida de muitos trabalhadores. Incentivar o cooperativismo não é só gerar trabalho e renda, mas resgatar cidadania. Isso é muito importante, além da inclusão social. São políticas públicas que fazem a diferença. Eu tenho muito orgulho de fazer parte de um governo que tem políticas públicas sólidas em todas as áreas e que fazem o resgate da cidadania”, salientou.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, afirmou que os programas de incentivo às cooperativas e às startups da Prefeitura são motivos de muito orgulho. “O nosso Coopera Araraquara recentemente conquistou o Prêmio Inclusão Produtiva do Sebrae SP. Ele beneficia diretamente cerca de 500 pessoas que trabalham de modo coletivo e outras 2.000 pessoas beneficiadas indiretamente. Reúne 10 cooperativas e 3 associações. E, entre as nossas cooperativas, está a cooperativa Morada Express, que hoje temos aqui a satisfação de participar do lançamento do aplicativo que vai viabilizar os serviços de frete e de delivery da cooperativa, conforme já apresentado. Pelo empenho e iniciativa de todos os cooperados, na pessoa do presidente Rômolo, desejo muito sucesso a todos vocês”, pontuou. Damiano também destacou o programa municipal de startups. “E eu quero aproveitar a oportunidade para destacar também a relevância do nosso Programa de Estímulos às Startups e ao Empreendedorismo Inovador. Hoje estamos na segunda edição do programa, e dando continuidade a uma iniciativa muito bem-sucedida na sua primeira etapa, quando nós inserimos o município na tendência mundial de apoio e incentivo às startups e ao empreendedorismo inovador. É importante a gente destacar que o desenvolvimento da primeira etapa rendeu muitos frutos às empresas participantes. E todo esse sucesso resultou em mais investimentos neste projeto: o auxílio financeiro para as empresas contempladas nesta segunda fase teve um aumento de 50%, em comparação à primeira edição. Trata-se de um programa que gera desenvolvimento econômico e social em âmbito local e regional; valoriza a inovação, a diversidade e a sustentabilidade do município. Além de valorizar a humanização, atrair e reter talentos”, concluiu o vice-prefeito.
A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, revelou que o lançamento do aplicativo é a realização de um grande sonho. “Com esse aplicativo, que é da nossa cidade, com trabalhadores da nossa cidade, nós fomentamos a economia local e geramos condições novas de trabalho por meio do cooperativismo, que possibilita a sustentabilidade da cooperativa. Dessa forma, a economia solidária, aquela utopia da classe trabalhadora, aqui em Araraquara é um projeto que se concretiza em ações como essa que estamos lançando hoje”, citou.
O presidente da cooperativa Morada Express, Rômolo Augusto Alves de Souza, falou sobre o início do projeto. “A cooperativa surgiu em 2020, quando vimos que a situação precária ia se aprofundando cada vez mais, com o trabalhador trabalhando cada vez mais e ganhando cada vez menos. Procuramos o prefeito Edinho para pedir uma solução, um caminho, e surgiu a ideia de fazer a cooperativa. A cooperativa nasceu com o objetivo de manter a qualidade de vida dos trabalhadores e fazer o desenvolvimento local, econômico e social. Para isso, contamos com o apoio da sociedade. E ao usar o nosso aplicativo, a sociedade vai contribuir para esse desenvolvimento, valorizando cada trabalhador que deixa sua casa para exercer uma profissão de risco embaixo de sol e de chuva”, projetou.
Também marcaram presença os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (Progressistas); o secretário de Planejamento e Finanças, Adriano Altieri; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Administração, Juliana Lujan; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; secretária de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto; o chefe de gabinete, Renato Ribeiro; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; o superintendente do Daae, Delorges Mano; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; o presidente da Morada do Sol, Eventos e Participações SA, Manoel Araújo Sobrinho; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; o prefeito de Santa Lúcia, Luizinho Noli; Tinho Belintani, ex-prefeito de Dobrada; e Newton Lima, ex-prefeito de São Carlos.
O Aplicativo
O aplicativo é uma iniciativa da própria cooperativa, contemplada em março pelo Edital de Chamamento Público 001/2024, denominado “Plano de Apoio ao Cooperativismo e de Fomento à Economia Solidária”. A cooperativa foi contemplada com R$ 80 mil na categoria “Inovação Tecnológica, Tecnologia Social e Inovação em Gestão nas Cooperativas”, para implementação e custeio inicial das atividades do seu aplicativo próprio. O Plano de Apoio ao Cooperativismo e de Fomento à Economia Solidária utiliza recursos do Fundo Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária e integra o programa municipal “Coopera Araraquara”.
A Morada Express realizará, por meio de seu aplicativo, serviços de frete e de delivery (coleta, transporte e entrega de bens, produtos, pacotes e documentos). O aplicativo operará no formato marketplace, onde os estabelecimentos comerciais poderão expor seus produtos para serem comprados pelos clientes, sendo a entrega feita pelos motoentregadores da cooperativa. O app tem apoio da Prefeitura com campanha de marketing, assessorias técnicas e de comunicação.
A implantação do aplicativo conta com duas fases. A primeira acontece nesta sexta, com o lançamento da plataforma, que dará início a uma busca ativa de estabelecimentos parceiros para o marketplace do app e adesão de novos cooperados. A fase 2 está marcada para o dia 10 de junho, com o início da operação do aplicativo para a população.
Luiz Marinho
Ministro do Trabalho, Luiz Marinho é formado em Direito e foi prefeito de São Bernardo do Campo. Nos dois primeiros mandatos do governo Lula, comandou o Ministério do Trabalho (2005 a 2007), além de ter atuado como ministro da Previdência Social (2007 a 2008).
Foi operário da Volkswagen e acumula passagem pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de ter presidido o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em 2022, foi eleito deputado federal por São Paulo.
Fonte: Jornal de Araraquara
Discussão sobre post