• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Apresentado por

Como comunicar a Agenda ESG em uma cooperativa – Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação e Marketing da Unicred União

MundoCoop POR MundoCoop
21 de fevereiro de 2024
ARTIGO, CONTEÚDO DE MARCA
Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação da Unicred União

Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação da Unicred União

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A comunicação tem um papel fundamental na Agenda ESG. Ela não deve se limitar a apenas comunicar as ações da agenda. Tem que ser protagonista da transformação, assumir uma posição estratégica e garantir a consistência da atuação da organização. 

Sem uma comunicação consistente, colaboradores, cooperados, stakeholders e comunidade desconhecem a aplicabilidade da agenda, e o engajamento, necessário para que ela aconteça, inexiste. 

Definida a matriz de materialidade e as estratégias baseadas nela, a comunicação desenvolve mensagens adequadas para cada público de forma autêntica e coerente. 

Num tempo de modernidade líquida, quando o que era aceitável no passado não é mais, as cooperativas precisam buscar o engajamento necessário comunicando presente (o que estamos fazendo) e futuro (onde queremos chegar) de maneira ética e empática. 

Isso deve ocorrer em todas as dimensões: nas relações saudáveis com cooperados e colaboradores, nos compromissos com a sustentabilidade, nas metas de diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho, no desenho do modelo de negócio, no pensamento da economia circular, nas mensagens da comunicação, no papel da organização junto à sociedade. 

A comunicação e os tomadores de decisão 

Uma pesquisa publicada pelo NACD Public Company Governance Survey (2019-2020) mostrou que quase 80% dos conselheiros globais relataram que seus conselhos estão focados em algum aspecto ESG, com 52% buscando maneiras de melhorar a compreensão sobre o tema.  

Entre as prioridades destes tomadores de decisão estão aumentar a frequência de discussões sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG), o que corrobora a importância do papel da comunicação para a disseminação destes conceitos e para a construção de uma agenda duradoura e consistente.  

É fundamental que todos os conselheiros sejam impactados pela comunicação da cooperativa de forma efetiva. 

Comunicar para engajar 

O grande desafio da Agenda ESG é: como engajar o público interno para, a partir daí, chegarmos aos cooperados e à comunidade?  

Tudo começa com a sensibilização em torno da responsabilidade individual para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS. Os colaboradores passam a entender que isso passa pela tomada de decisão ética, pelo respeito e convívio saudável com a diversidade e pela geração de valor compartilhado com todos os stakeholders, só para dar alguns exemplos. Quando o assunto é a comunicação da sustentabilidade, precisamos atentar para a materialidade, a clareza dos dados e fatos e sustentabilidade da comunicação. Ou seja, precisamos da verdade.  

Cada cooperativa precisa de um planejamento de comunicação (interno e externo) para os temas mais sensíveis de sua agenda ESG. Não bastam campanhas, como no mês do orgulho LGBTQIA+ ou ação de Dia do Meio Ambiente, se o tema não é tratado com seriedade pela liderança e por toda a cooperativa. A começar por treinamentos e palestras, guias de recomendações, tradução dos conceitos para o dia a dia das pessoas, peças de comunicação visual e todo o enxoval de comunicação interna para os colaboradores.  

Não há cooperados ou comunidade engajada sem o engajamento dos colaboradores.  

A comunicação organizacional é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos. Ela exige preparo, planejamento e é duradoura. Uma falha na comunicação coloca o processo todo em xeque.  

Por isso, uma estratégia recomendada é que a comunicação da Agenda ESG adote plataformas interativas, digitais, que permitam a interlocução com colaboradores, cooperados e comunidade. Assim, as ações se tornam transparentes, fica explícito que a agenda é realmente cumprida e, de maneira orgânica, o tema passa a fazer parte da rotina todos, motivando e inspirando novos projetos.  

Uma comunicação horizontal, mostrando que todos podem e devem fazer parte da Agenda ESG da cooperativa, sempre terá um resultado mais efetivo que uma diretriz imposta pela diretoria. 

*Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação e Marketing da Unicred União

Tags: comocomunicaçãocooperativaheadhonoratomaysseumauniãounicred
ANTERIOR

Impacto social do agro brasileiro – Júlio Ramos é Secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura

PRÓXIMA

“Ainda há muitos espaços de liderança para que as mulheres ocupem o seu lugar nas cooperativas” – Esther Araújo atua na diretoria do Sistema OCB/RJ

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

sicredi 2
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa financeira mato-grossense atinge a marca de 100 mil associados

25 de julho de 2025
1 4
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas em destaque na nova campanha do SistemaOcergs

24 de julho de 2025
Marcus Coelho é Advogado, Negociador e Conselheiro de empresas
ARTIGO

Amizade nos Negócios: A linha tênue entre o sucesso e a ruptura – Marcus Coelho é Advogado, Negociador e Conselheiro de empresas

24 de julho de 2025
FGCoop marca presença na Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito 2025 com foco em confiança, inovação e segurança digital
CONTEÚDO DE MARCA

FGCoop marca presença na Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito 2025 com foco em confiança, inovação e segurança digital

24 de julho de 2025
Da esquerda pra direita: Ricardo Campoi, Adriana Piazzera, Simone Wessling e Ricardo Pamplona.
CONTEÚDO DE MARCA

COOP+Brasil nasce com proposta inovadora para fortalecer o ecossistema cooperativo do país

23 de julho de 2025
Prof. Juliet Zhu
ARTIGO

Negócios sociais: como usar suas competências para o bem (e com lucro) – Zhu Rui é diretora do Center for ESG and Social Innovation

21 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa de saúde curitibana promove rede de apoio e oportunidades profissionais em novo projeto de capacitação feminina
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de saúde curitibana promove rede de apoio e oportunidades profissionais em novo projeto de capacitação feminina

26 de julho de 2025
Cooperativas de crédito crescem mais de 20% em Goiás
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativas de crédito crescem mais de 20% em Goiás

26 de julho de 2025
Coopercitrus Expo 2025 reforça relevância do cooperativismo no agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

Coopercitrus Expo 2025 reforça relevância do cooperativismo no agro brasileiro

25 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.