A Sarom, cooperativa de crédito com mais de 32 anos de trajetória, conquistou novamente o Reconhecimento Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro (RECIP), desta vez na dimensão “Desenvolvimento de Capacidades”, iniciativa realizada pelo Instituto Fenasbac, que conta com o apoio do Banco Central e da UNFCU-ONU. Nessa categoria, são avaliadas iniciativas das cooperativas singulares com foco na formação e capacitação dos colaboradores, a fim de prepará-los para a melhoria dos produtos e processos internos.
A cerimônia de segundo ciclo do RECIP foi realizada presencialmente no dia 13 de novembro, no Banco Central, em Brasília e contou com a participação de diversos representantes do Cooperativismo Financeiro e do Banco Central. Durante o reconhecimento as cooperativas presentes foram avaliadas em seis dimensões, sendo elas: Inovação Colaborativa; Inovação Participativa; Desenvolvimento de Capacidades; Inovação ESG; Inovação em Finanças Verdes e Inovação com Propósito Global.
Para o presidente do Conselho Gestor da Fenasbac, Paulo Aragão, o reconhecimento analisa o propósito e o cooperativismo na prática. “As cooperativas que inovam com propósito são aquelas que estão atentas as mudanças do mundo e que buscam soluções criativas para atender as necessidades de seus cooperados e sociedade. Além de reconhecer e celebrar, damos a oportunidade para que as cooperativas singulares compartilhem suas experiências e inspirem outras a seguir pelo mesmo caminho”, enfatizou durante a sua participação no Recip.
O presidente da Sarom, João Carlos Leite, ressalta sobre a importância do reconhecimento para os colaboradores, cooperados e comunidades. “Sermos reconhecidos no desenvolvimento de capacidades é muito gratificante, pois reforça que estamos no caminho certo para a otimização de processos internos. Na Sarom, valorizamos nossos colaboradores e gestores, que vivenciam diariamente o propósito de inspirar pessoas para transformar realidades” conclui.
Reconhecimento Inovação com propósito – Primeiro ciclo
Em 2022, a Sarom conquistou a dimensão global, sendo referência em Inovação com Propósito. Cooperativas de todo o Brasil participaram, sendo a Sarom e a Viacredi Alto Vale as únicas elegíveis para as 5 dimensões: Inovação participativa; comportamento inovador; inovação colaborativa; desenvolvimento de capacidades, estrutura e recursos e inovação com propósito.
Para colocar em prática os princípios e valores cooperativistas, em 2022 a Sarom compartilhou com os cooperados e comunidades onde atua cerca de 47% dos seus resultados. Para se ter uma ideia, R$ 30 milhões foram investidos nas comunidades e participação nos resultados da cooperativa nos últimos 5 anos.
Discussão sobre post