Na última quarta-feira (1), ocorreu a assembleia geral de fundação da cooperativa escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beckel, a CooperPlanet, na localidade da Querência. No mesmo dia, também foi inaugurada a sala de vida prática para os alunos da pré-escola. Em ambos os casos, as iniciativas são realizadas em parceria com o Sicredi.
A sala de vida prática é um espaço voltado para o desenvolvimento dos alunos da pré-escola, seguindo a metodologia montessoriana, onde as crianças são estimuladas a viver experiências do dia-a-dia e a cooperativa desenvolvida na escola foi iniciada em abril deste ano, e os alunos fora compelidos sobre cooperar e sobre as etapas para a fundação de uma cooperativa escolar.
Durante a assembleia, a aluna Gabriela Bierhals Rackow foi eleita como presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Escolar Cooperlândia. Na Cerimônia estiveram presentes o vice-prefeito, Abner Dillmann, a secretária da Educação e Desporto, Eva Rosi Bueno Nunes, o vice-presidente do conselho de administração da Sicredi Interestados, Arlindo Holz, o gerente da agência do Sicredi Camaquã 1, Raniery Rodrigues de Souza, demais colaboradores e comunidade escolar. Bem como uma representação da Cooperativa Escolar Rosa do Campo da EMEF Chequer Buchaim, também esteve prestigiando o evento.
O sistema Sicredi desenvolveu o Programa Cooperativas Escolares, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Oportunidades essas voltadas para o desenvolvimento de quatro dimensões: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.
O Programa, segundo o sistema Sicredi, está organizado em quatro fases que garantem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, contribuindo efetivamente para o aperfeiçoamento de competências a partir de uma vivência mão na massa.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação e Desporto, esta realiza o acompanhamento do programa através de sua assessoria pedagógica e proporciona a mediação entre escola e a fundação Sicredi, apoiando as atividades e iniciativas propostas.
Fonte: Clic Camaqua
Discussão sobre post