O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop, entidade privada e sem fins lucrativos, responsável por gerenciar o mecanismo de segurança para depositantes e investidores de instituições financeiras cooperativas associadas, apresentou este mês o seu relatório referente ao primeiro semestre de 2023. Entre os destaques estão a implementação de avanços na metodologia de riscos, o desenvolvimento de infraestrutura de comunicação com as cooperativas, e a inauguração da nova sede do FGCoop, em Brasília. O relatório completo está disponível para consulta no site www.fgcoop.coop.br.
O patrimônio do FGCoop teve um incremento de 17,2%, alcançado a marca dos R$ 3,56 bilhões. Desse total, 96,7% correspondem a ativos, que podem ser convertidos em caixa para garantir a proteção aos depositantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e 3,2% referem-se às operações de assistência financeira às cooperativas associadas.
Durante o primeiro semestre de 2023, o FGCoop investiu fortemente na expansão do seu quadro de pessoal,recrutando talentos em áreas estratégicas como Controles Internos, Assessoria Jurídica, Gestão de Pessoas, Comunicação, Contabilidade Secretaria Executiva e Governança. Outro marco relevante do primeiro semestre foi a inauguração da nova sede do FGCoop, em Brasília (DF). Localizada no centro da capital federal, aproximou ainda mais o FGCoop do Banco Central do Brasil, fortalecendo a relação entre as instituições.
Monitoramento e Performance
O aprimoramento constante do modelo de monitoramento do FGCoop é um dos principais focos do Planejamento Estratégico 2023-2025. No primeiro semestre de 2023, a organização avançou significativamente nesse aspecto, melhorando a metodologia de avaliação de riscos e desenvolvendo um novo modelo de performance. Esse novo sistema permitirá às cooperativas analisarem as tendências de crescimento e melhorar seu desempenho operacional.
Operações e Relacionamento
O FGCoop mantém seu compromisso de estar próximo das cooperativas associadas, trabalhando como um aliado estratégico para apoiar o crescimento e a confiança no cooperativismo financeiro. Durante o primeiro semestre de 2023, a organização realizou 20 reuniões de alinhamento, adaptando-se ao ambiente virtual, quando necessário, para manter o contato com as cooperativas independentes.
Além disso, o FGCoop avançou em seu processo de transformação digital, desenvolvendo um sistema de comunicação para facilitar o intercâmbio de informações necessárias à realização do Censo de Depósitos, fortalecendo sua eficiência operacional.
Garantia de Depósitos
Após um longo período sem incidentes no cooperativismo financeiro, desde 2019, o FGCoop foi acionado em fevereiro de 2023 devido ao fechamento de uma cooperativa independente no Rio Grande do Sul, liquidada extrajudicialmente pelo Banco Central. No entanto, esse caso isolado, que tinha apenas 11 depositantes com R$ 1,2 milhão, não abalou a solidez e a confiança do setor cooperativista, que continua a crescer de forma consistente, consolidando-se como a maior rede de atendimento financeiro do Brasil.
Fonte: Imprensa FGCoop
Discussão sobre post