Você gosta de fazer alguma coisa e teve uma grande ideia. Que tal começar um negócio nessa área e torná-lo incrível? Antes de se aventurar na área do empreendedorismo é preciso se preparar, não basta ter uma boa ideia, gostar do produto ou ser uma pessoa de sorte. É preciso mais do que isso: conhecer o público que pretende alcançar, ter familiaridade com os concorrentes e dominar todas as informações que puder sobre o serviço que deseja oferecer. Determinar esses itens é fundamental, porém ainda não é o bastante para tornar o seu negócio incrível e um sucesso.
Dar certo no mundo dos negócios não é uma tarefa tão fácil quanto as pessoas imaginam. Para se ter uma ideia do desafio, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade. A maioria delas (70%) possuem menos de 10 funcionários. Nem todo negócio se torna um sucesso e muitos fatores contribuem para isso. Entre eles estão a falta de planejamento, uma má gestão, péssimas contratações, falta de persistência e a falta de um olhar para as necessidades do mercado.
Planejamento e conhecimento
O especialista Pedro Castro, founder e CEO da SnowGo, lembra que sem o planejamento o empreendimento já tende a fracassar, pois o empreendedor não terá a real dimensão do quanto precisará investir e qual será a estimativa de lucro. “É extremamente importante que a pessoa conheça muito bem o segmento que irá trabalhar, afinal não tem como vender algo desconhecido”, diz.
Para Pedro o segredo de tornar o empreendimento incrível é unir o bom planejamento a uma proposta de valor. “Você tem dois pontos de análise, a proposta de valor e o segmento, onde você irá analisar e projetar os geradores de ganho, os produtos ou serviços ofertados. Pense em quais as dores do cliente e como você irá ajudar a saná-las”, exemplifica.
Outro ponto fundamental para o sucesso é ter um produto com um diferencial. “Precisa ser aquele produto ou serviço que dá um desconto maior, tem o atendimento muito bom ou tem o pós-venda em que a loja entre em contato com o cliente para saber se ele recebeu o produto direitinho. Ele precisa de destacar dos demais”, relembra Pedro.
Junior Borneli, fundador da StartSe explica que tanto nos negócios, quando nas cooperativas, o que faz sucesso é a soma do valor que se entrega e o seu propósito. “Os cooperados, bem como os clientes de uma empresa, precisam sentir-se representados pela empresa e a cooperativa, ter valores alinhados e enxergarem os benefícios claros da sua permanência nessa comunidade e produto”, exemplifica.
Além do empreendedor buscar o valor em seu produto, Evandro Oliveira, CEO da Olicon, explica que é importante que se busque inspiração em outras personalidades que já se destacaram nesse setor. “A maioria dessas pessoas aponta a humildade como um grande aliado ao sucesso. Acredito muito que o conhecimento sempre irá te levar para o próximo nível e ao sucesso no mundo dos negócios”, aconselha.
Valor e os 3 PS
Os empreendedores que tornaram as suas empresas descobriram no método dos 3 pilares – a soma entre as pessoas, os processos e os produtos – a maneira perfeita para alavancarem os seus negócios.
Portanto, um dos primeiros segredos para se ter um negócio incrível e mantê-lo assim é envolver toda a equipe, desde qualificando os funcionários, apresentando os valores, ensinando a como lidar com os clientes e os envolvendo em todos os processos. “É importante que tudo aconteça de forma contínua e eficiente. O produto ou serviço precisa atender as dores do cliente. O sucesso de um negócio está diretamente alinhado ao planejamento e gestão dos pilares”, lembra Evandro.
Evandro explica que o criador do negócio precisa estar sempre em busca de conhecimento e aperfeiçoamento, tanto o pessoal quanto o profissional. “Se for preciso contrate alguém com habilidades para a função que você sente que está deficiente. Não adianta a pessoa ter um ótimo produto, mas ela não ter paciência para atender bem o cliente, sanar suas dúvidas, ouvir reclamação e tentar melhorar o atendimento”, indica.
Com pouco dinheiro
A falta de dinheiro não impede que um novo negócio se torne incrível. Pelo menos é isso o que pensam os especialistas. Eles lembram que existem muitos casos de pessoas que têm muito dinheiro, mas não tem conhecimento e o negócio acaba falindo.
“Acredito que o princípio de tudo está no conhecimento, ou seja, é importante estudar para saber como estruturar o negócio, identificar qual produto ou serviço mais se adéqua a você, e começar pequeno, escolher um nicho que precisa de pouco investimento, lhe dê um retorno rápido e com lucro considerável, e assim ir escalando-o aos poucos. Comece com um produto ou serviço e vá aumentando aos poucos”, ensina Evandro.
Pedro Castro destaca um dos casos mais famosos de um empreendedor que começou o seu negócio sem recursos. “Rick Chesther, dono do bordão “Pega a visão” construiu um negócio de sucesso vendendo água em Copacabana, sem dinheiro. Ele pediu 10 reais emprestado para um amigo, comprou um fardo de água, vendeu tudo, foi lá e comprou tudo de água novamente e fez o seu negócio de sucesso. Qual o diferencial dele: ele sabia vender, tem domínio nas palavras e poder de persuasão. Então, acredito que com pouco dinheiro, conhecimento daquilo que você vai vender e força de vontade, é possível construir um negócio de sucesso”, conta.
Como tornar o seu negócio mais incrível
Não adianta ter planejamento, dinheiro, e até sorte, sem aquela ideia. Mas você deve estar se perguntando como ter uma boa ideia de negócio incrível. Bom, como os especialistas disseram, não existe uma fórmula mágica, porém algumas dicas podem ajudar nesse achado.
- Se inspire em pessoas que tenham negócios incríveis.
- Leia livros de pessoas e empresários de sucesso
- Acesse o Youtube, vídeos e podcasts de pessoas de sucesso contando as suas histórias.
- Observe o que acontece em seu país, na sua cidade e no bairro.
- Crie um negócio que se diferencie dos demais
- Entenda o seu público-alvo e persona.
- Planejamento é a palavra-chave
- Tenha um olhar amplo do seu negócio
- Faça o mapeamento dos concorrentes.
- Busque sempre conhecimento.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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