Uma cooperativa de materiais recicláveis em Santo Antônio de Goiás tem dado exemplo de boa gestão e com o auxílio do Sicoob Engecred e do Instituto Sicoob tem crescido e se estruturado para melhorar a qualidade do trabalho desempenhado no local e, consequentemente, a renda dos cooperados.
Luciene Costa Leite é a presidente da Copersag. Ela entrou na cooperativa em 2017 e contou a dificuldade que foi no início. “Sofremos muito para chegar até aqui. Teve perseguição política e até agressão na cooperativa, mas hoje já conseguimos caminhar sozinhas e melhorando a cada dia”.
A Copersag foi fundada em 2016 e hoje conta com 10 pessoas, sendo 7 mulheres. Hoje, a cooperativa ainda possui uma estrutura onde é possível desenvolver o trabalho de forma mais eficaz e o retorno tem sido o aumento da renda.
“Temos o caminhão, que chegou a ficar seis meses parado, mas que está rodando agora e precisamos muito dele. A esteira e a prensa também são importantes. No começo, a gente tirava 300 reais por mês cada, agora a renda é até 6 vezes maior que isso”, explicou Luciene.
Mais estrutura com o Sicoob
A madrinha da cooperativa de reciclagem é o Sicoob Engecred e, depois, o Instituto Sicoob chegou ao local a convite da OCB/GO (Organização das Cooperativas Brasileiras). Com isso, hoje a Copersag tem uma estrutura melhor, com escritório e uma obra sendo executada para a construção de uma horta para consumo próprio, uma cozinha e uma área de convivência.
“Muito boa essa nova estrutura e que tem ajudado bastante. Foi uma conquista”, destacou a presidente. Segundo o Instituto Sicoob, a cooperativa trabalha o sexto princípio do cooperativismo, que é a intercooperação, e juntos eles desenvolvem ações de sustentabilidade e de responsabilidade social.
Na última sexta-feira (16), a Coperssag recebeu a visita do Instituto e de um grupo das cooperativas da Central Sicoob Uni, que foi conhecer o local.
Fonte: Sicoob Uni
Discussão sobre post