O Sicoob, uma das principais instituições financeiras cooperativas em atuação no Brasil, recebeu mais um reconhecimento nesta terça-feira, 6 de dezembro: o Prêmio Banking Transformation (Relatório Bancário), um dos mais importantes e respeitados do setor financeiro do Brasil, na categoria Eficiência Operacional.
O case vencedor foi o de “Robotização do processo de chargeback”. Trata-se de uma estratégia que, utilizando robôs, trouxe mais agilidade e eficiência para as análises de transações em cartões de crédito, originando automaticamente um reembolso quando existe suspeita de fraude. De acordo com Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, esse momento, pela sua natureza, já gera insatisfação por parte do cooperado usuário do cartão, e qualquer impacto negativo no tempo de atendimento pode piorar a situação.
Para a robotização do processo, o Sicoob prospectou e incorporou à sua plataforma proprietária de processamento as mais modernas soluções tecnológicas disponíveis no mercado para esse tipo de atividade. Com essa modernização, as diversas etapas que integram esse processo passaram a ser realizadas de forma automática trazendo maior eficiência e, consequentemente, permitindo que as cooperativas entreguem uma melhor experiência aos seus cooperados.
Para Vilaça, a solução adotada pelo Sicoob concilia inovação, baixo risco de implantação e custo acessível. “Sobretudo, mantivemo-nos fiéis aos nossos ideais e propósito cooperativista, respeitando e melhorando a vida das pessoas, do cooperado e dos nossos colaboradores”, afirma.
Entre as melhorias já apresentadas, estão uma redução significativa do tempo de atendimento – desde que a documentação esteja completa, o comando do reembolso será realizado e um estorno provisório será visualizado pelo portador em sua fatura, em no máximo 48 horas.
Além do reconhecimento pelo ganho de Eficiência Operacional, o Sicoob também foi indicado como Top 3 de outras categorias, sendo elas: Autoatendimento; BaaS e Marketplaces Financeiros; Canais Digitais; e Customer Experience/User Experience.
Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa
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