A Organização Internacional do Trabalho divulgou um guia informativo sobre suas Diretrizes sobre Estatísticas de Cooperativas.
Adotadas em outubro de 2018, as Diretrizes são o primeiro padrão estatístico internacional sobre cooperativas e foram desenvolvidas para suprir a falta de estatísticas sobre cooperativas em nível global. Abrange conceitos e definições sobre cooperativas, tipos de cooperativas, unidades estatísticas, trabalho em cooperativas e formas de coletar, tabular e analisar dados estatísticos sobre o setor.
As Diretrizes foram elaboradas pelo Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC) e seu grupo de trabalho técnico (TWG) em estreita colaboração com a OIT. Como membro da COPAC, a ACI contribuiu, juntamente com seu Comitê de Pesquisa Cooperativa (CCR) e a Organização Internacional de Cooperativas Industriais e de Serviços (CICOPA). Mais sobre isso aqui .
O novo guia destina-se a funcionários de escritórios nacionais de estatística, agências governamentais responsáveis por cooperativas e federações de cooperativas; membros do movimento cooperativo; e pesquisadores. Explica a necessidade de estatísticas confiáveis e comparáveis sobre cooperativas, como as Diretrizes podem ser usadas para apoiar a produção de estatísticas sobre cooperativas e fornece uma visão geral do trabalho adicional necessário para colocar as Diretrizes em prática.
Desde a adoção das Diretrizes, o ICA incluiu os principais elementos das Diretrizes em suas informações sobre renovação de membros e em alguns trabalhos de pesquisa, principalmente no que diz respeito à adoção da classificação cooperativa proposta pelas Diretrizes.
A publicação foi financiada pelo Governo da República da Coreia. Acesse o guia aqui .
Fonte: ICA Coop
Discussão sobre post