Você já parou para pensar sobre a importância do cooperativismo financeiro? No último dia 20 foi o momento de refletir sobre o assunto, já que foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), que neste ano trouxe a temática “Fortaleça seu futuro financeiro juntando-se a uma cooperativa de crédito”.
Diferente das instituições financeiras tradicionais, que têm como foco o lucro, para as cooperativas o mais importante é atender bem ao cooperado e gerar impacto positivo nas comunidades. E é justamente pela parceria com o associado que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – medida que permite comparar a qualidade de vida, levando em consideração aspectos econômicos e sociais – é maior onde as cooperativas se fazem presentes.
E por que participar de uma cooperativa de crédito é fortalecer seu futuro financeiro? E que, além de oferecer crédito, as instituições desse segmento contam com portfólio completo de produtos e serviços, ofertados sempre ao menor custo possível. Em uma cooperativa financeira os associados encontram taxas mais justas e competitivas que as praticadas pelo mercado tradicional.
Para facilitar a compreensão da economia no bolso das famílias, os mais de 6,6 milhões de cooperados do Sicoob em todo o País tiveram uma economia média de R$ 3 mil (valor estimado a partir das operações dos cooperados do Sicoob aplicando-se a taxa média do mercado divulgada pelo Bacen) cada, apenas por movimentarem sua vida financeira no Sicoob, recurso esse que ficou nas mãos das famílias e comunidades.
Outro diferencial é que o associado é, ao mesmo tempo, cliente e dono do empreendimento, participando democraticamente das decisões e dos resultados financeiros da cooperativa a qual faz parte.
Notoriamente, o crédito facilitado e as condições melhores de taxas e juros fazem do segmento um importante ator na construção de um futuro melhor para pessoas físicas e jurídicas. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Sicoob foi a instituição financeira na qual os pequenos negócios obtiveram maior índice de sucesso ao procurar crédito durante a pandemia no país.
Além disso, estar perto do associado é outro aspecto fundamental. A convicção de que nada substitui o olho no olho e o atendimento humanizado, fez o Sicoob conquistar a liderança em número de pontos de atendimento físico no Brasil. Segundo o Banco Central (BC), são mais de 4 mil agências, sendo que em 350 municípios do país o Sicoob é a única instituição financeira com presença física.
Futuro financeiro fortificado só é possível por meio de relações sustentáveis onde o cliente cresça junto com a sua instituição. E disso, o cooperativismo de crédito entende bem!
CoopTalks Crédito
A MundoCoop realizou entre os dias 20 e 21 de outubro o CoopTalks Crédito 3ª edição, o maior evento digital do cooperativismo de crédito. Totalmente online e gratuito, o encontro buscou debater as principais tendências do setor de crédito, estimulando conversas sobre os próximos passos das cooperativas. Quer conferir tudo o que rolou? Acesse o conteúdo na íntegra.
*João Batista Bartoli de Noronha é Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas
Discussão sobre post