Os planos para lançar o primeiro serviço ferroviário gerenciado cooperativamente do Reino Unido avançaram um passo depois que a Go-op – uma campanha cooperativa para o transporte ferroviário de propriedade de seus usuários e trabalhadores – entregou um pedido formal para executar serviços no sudoeste de Inglaterra.
A Go-op se inscreveu no Office of Rail and Road para executar serviços entre Taunton e Westbury, a partir de 2023. Isso terá 10 partidas por dia, melhorando os níveis de serviço em cidades de mercado em crescimento, como Frome e Melksham.
“A Go-op levou vários anos de cuidadosa pesquisa e planejamento para garantir que nosso plano seja compatível com os mais altos padrões de operação ferroviária e comercialmente viável também”, disse o vice-presidente da cooperativa, Alex Lawrie.
“Como uma cooperativa, a Go-op não apenas pode melhorar as conexões de transporte para algumas de nossas importantes cidades locais em crescimento, mas também podemos ajudar a reduzir as emissões de CO2 em 2,7 milhões de kg anualmente se as pessoas se deslocarem para nossa ferrovia.”
A Go-op encomendou uma pesquisa independente que estima que até 40% dos passageiros seriam novos na rede ferroviária, o que equivale a cerca de 17,5 milhões de assentos por ano, com um número significativo que provavelmente deixará de viajar de carro.
E um estudo da Go-op sobre benefícios de produtividade afirma que as cidades atendidas pela Go-op podem compartilhar até 37,5 milhões de libras em ganhos de produtividade.
Go-op diz que seus serviços entre Taunton e Westbury também fornecerão conexões muito necessárias para serviços de e para Yeovil, Southampton e Exeter. Além disso, metade será estendida a Swindon e outras até a costa de Somerset até Weston Super Mare.
A cooperativa será de propriedade e gerenciada por membros do público e funcionários da Go-op, com operações administradas por profissionais do setor.
Mas, ao contrário de outras empresas operadoras de trens, a Go-op buscará investimentos de passageiros e da comunidade local e, depois de pagar todas as despesas (incluindo uma taxa de juros justa para os investidores), diz que todos os lucros restantes serão dedicados a melhorias adicionais para os serviços públicos. transporte.
Com uma meta de £ 1,1 milhão, a Go-op deve lançar uma rodada de financiamento .
Após uma consulta à indústria, Wiltshire Council, Somerset Council, Cross Country Trains e o DfT expressaram apoio à proposta.
A Go-op também está ansiosa para treinar novos maquinistas aprendizes, novos especialistas em energia da comunidade e novos técnicos de planejamento de transporte.
“Um debate sobre o sistema ferroviário privado versus o sistema ferroviário nacionalizado perde os benefícios que uma empresa de trens de propriedade cooperativa pode trazer”, diz Alex Lawrie. “Estamos confiantes de que podemos reunir os benefícios de um foco na comunidade e no trabalhador para criar um modelo operacional comercial sólido.”
Fonte: Coop News
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