• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Apresentado por

Após superar um 2021 repleto de desafios com resultado positivo, Unimed Nacional elabora direcionadores para atingir novas metas

Daqui para a frente é intensificar a força que possuem no mercado, ampliando a operação nacional e oferecendo uma atuação ainda mais assertiva nos locais em que são responsáveis pela marca

MundoCoop POR MundoCoop
7 de agosto de 2023
CONTEÚDO DE MARCA
1

1

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Na contramão de um cenário desafiador para as operadoras de planos de saúde no Brasil, a Unimed Nacional, responsável pela operação nacional da marca Unimed, ultrapassou o período mais crítico da pandemia e encerrou o ano de 2021 com um resultado líquido positivo em R$ 55,1 milhões.

O balanço financeiro promissor contempla o primeiro ano da Diretoria Executiva atual, eleita em 30 de março de 2021. Liderada pelo médico Luiz Paulo Tostes Coimbra, a gestão adotou estratégias de otimização de desempenho para elevar a eficiência e reverter a tendência de resultados negativos.

Diante do cenário encontrado quando tomou posse, a nova Diretoria deu início a um movimento de mudanças com alinhamento e execução rápida de toda a gestão. O fruto disso foi o Programa CNU Melhor Amanhã, iniciativa inédita que se expandiu para um Núcleo de Gestão de Resultados, e que continuará impulsionando a maior cooperativa do Sistema Unimed.

Os nove meses de vigência do CNU Melhor Amanhã (abr-dez/21) foram sustentados por quatro dimensões de trabalho: Custo Assistencial, com forte atuação junto aos prestadores da rede de atendimento e beneficiários; Faturamento, via adequação de contratos e novas metas; Despesas Administrativas, por meio do aumento de eficiência operacional e extremo controle dos recursos; e Financeiro e Tributário, que buscou eficiência na gestão de passivos e ativos do grupo. Além da criação dos Squads de Avaliação de Carteiras, para melhor negociação junto aos clientes, e Controle da Rede de Atendimento, com monitoramento integral dos gastos.

2

Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente nacional Unimed

Esses pilares proporcionaram um impacto positivo no resultado de 2021, na casa de R$ 515 milhões, entre aumento da receita, redução de custos e de despesas, possibilitando maior equilíbrio contábil e melhora no fluxo de caixa. Ainda, uma outra importante conquista passou a ganhar destaque nessa nova fase. A transformação cultural na forma de ver, avaliar e atuar na saúde suplementar, onde resultados financeiros e qualidade da assistência andam juntos, harmonicamente, com maximização da potência de mercado da Unimed. “O primeiro passo é a mudança interna, com foco no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. E também, colocar em prática as ideias. Valorizo muito o planejamento das atividades, mas nada é efetivo se a execução não for rápida e certeira. Temos que sair de uma posição de conforto e ter a coragem de agir, mesmo com eventuais erros, com o foco na estratégia da operação”, aponta Coimbra.

Para 2022, a Unimed Nacional projeta um crescimento de 14,4% no faturamento da companhia (cerca de R$10,6 bilhões), e o acréscimo de mais 250 mil clientes na carteira. Com esses números, a cooperativa amplia ainda mais sua participação e relevância no setor de saúde suplementar. E com isso, direcionadores foram definidos e estão sendo trabalhados por todas as áreas.

O primeiro é a Gestão, que reforça a importância do trabalho realizado com simplicidade, agilidade e eficiência, atuando de forma transversal nas atividades. Depois, o Relacionamento com as Sócias mostra a necessidade de proximidade e parceria constante com as demais Unimeds, trabalhando em conjunto e integrados.

Seguindo, a Operação de Planos de Saúde também é abordada para intensificar a força que possuem no mercado, ampliando a operação nacional e os tornando ainda mais assertivos nos locais em que atuam regionalmente, com planos e serviços mais completos e personalizados.

O Intercâmbio, isto é, a garantia de atendimento aos clientes Unimed, independente de onde eles estiverem no país, é mais um direcionador, pois é um diferencial da marca Unimed e deve ser rentabilizado. Além de trazer sempre as vantagens de ter Parcerias Estratégicas, em que possam trabalhar em conjunto com outras importantes empresas no cuidado e atendimento ao cliente.

Por fim, a Inovação e as Pessoas são pontuadas como base desses cinco direcionadores. “Estamos implementando uma cultura de inovação que busca eficiência e transformação do negócio, em todas as frentes. E temos as pessoas sempre no centro de tudo isso, afinal nossa gestão é pautada nas relações, no respeito e na aproximação”, acrescenta o presidente.

Seremos uma plataforma de saúde e bem-estar, que integra recursos próprios, parceiros estratégicos e intercâmbio no atendimento Unimed, além de buscar a certificação de serviços e produtos de terceiros pela marca Unimed

Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente Nacional Unimed

Visando o futuro, a cooperativa também acaba de criar em sua estrutura duas novas frentes de trabalho: um Núcleo de Novos Negócios, com o objetivo de expandir sua atuação e ampliar o seu portfólio de serviços oferecidos, seja por meio de recursos próprios ou parcerias estratégicas. E um Núcleo de Gestão de Resultados, área criada para dar andamento às ações do Programa CNU Melhor Amanhã, que atua de forma transversal na empresa, controlando os números e ajudando nas tomadas de decisões.

Do ponto de vista da marca, foi finalizado um importante alinhamento estratégico junto às casas nacionais do Sistema Unimed – (Unimed Nacional, Seguros Unimed, Unimed do Brasil, Unimed Participações e Fundação Unimed), em que ficou estabelecido o papel e objetivos de cada uma. Na Unimed Nacional, o compromisso é de ser a operação nacional do Sistema Unimed e garantir a presença da marca nos mercados de saúde suplementar de todo o Brasil, cuidando da saúde das pessoas, das empresas e apoiando as cooperativas do Sistema. Para isso, serão projetados investimentos da ordem de R$ 75 milhões em tecnologia, inovação, melhoria dos processos, novos projetos e qualificação das equipes.

Tags: 2021comsuperar
ANTERIOR

O papel da cooperativa na agricultura familiar

PRÓXIMA

Cascavel terá centro de inovação e certificação em Smart Agro 5.0

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

MAURO MARQUIOTTI é Presidente da Unicred União
CONTEÚDO DE MARCA

“Coopland é uma metáfora que já se materializa no Brasil” – MAURO MARQUIOTTI é Presidente da Unicred União

30 de maio de 2025
aa scaled
AGRONEGÓCIO

Com dados em tempo real, produtor ganha transparência no relacionamento com agroindústrias e cooperativas

28 de maio de 2025
mag 1
CONTEÚDO DE MARCA

TEMAG: Um treinamento inovador a serviço do cooperativismo

28 de maio de 2025
Campanha de “Malas Prontas com Marcus James” sorteará R$ 40 mil em prêmios.
Crédito: Finestra, divulgação
CONTEÚDO DE MARCA

4ª edição ‘De Malas Prontas com Marcus James’ sorteará R$ 40 mil em prêmios 

23 de maio de 2025
sicoob
CONTEÚDO DE MARCA

Sicoob UniCentro Br abre as portas para mães de colaboradores e celebra laços familiares

23 de maio de 2025
aaa 1
CONTEÚDO DE MARCA

Comitê Cooperativo da Credifoz impulsiona conexão com a comunidade e o desenvolvimento local

23 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Demanda dos brasileiros por crédito cresceu em três dos quatro estados do Sudeste em março, aponta Serasa Experian
ECONOMIA & FINANÇAS

Região Sudeste registra aumento da demanda por crédito em março

1 de junho de 2025
Cooperativa de saúde mantém certificação ONA 3 e reafirma padrão máximo de excelência
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde mantém certificação ONA 3 e reafirma padrão máximo de excelência

1 de junho de 2025
Comissão aprova acesso de cooperativas a fundos regionais
ACONTECE NO SETOR

Comissão aprova acesso de cooperativas a fundos regionais

1 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.