• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
MundoCoop
EDIÇÃO DO MÊS
  • Home
  • QUEM SOMOS
  • COOPERATIVISMO
  • REVISTAS MUNDOCOOP
  • COOPTALKS
  • VÍDEOS
  • PODCASTS
  • BRAND CHANNEL
  • ANUNCIE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • QUEM SOMOS
  • COOPERATIVISMO
  • REVISTAS MUNDOCOOP
  • COOPTALKS
  • VÍDEOS
  • PODCASTS
  • BRAND CHANNEL
  • ANUNCIE
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home DESTAQUE

O Papo Coop está de volta – Confira o novo episódio!

MundoCoop POR MundoCoop
14 de January de 2022
DESTAQUE
98
VISUALIZAÇÕES
CompartilheCompartilheCompartilhe

O Papo Coop está de volta. E no primeiro episódio do ano, a MundoCoop recebe em seu palco virtual o jornalista e consultor especializado em Comunicação, Imagem e Reputação Corporativa, FRANCISCO CARVALHO. Para falar sobre a geração prateada, ele traz o tema A REVOLUÇÃO DA LONGEVIDADE. 

A pandemia trouxe diversas incertezas para a humanidade. E para as pessoas +60, tal cenário trouxe uma preocupação que foi além da própria saúde, atingindo os campos sociais e profissionais. Como mudar este cenário? Carvalho inicia o papo trazendo sua experiência diante deste contexto. Como melhorar a qualidade de vida de uma população que foi segregada ao longo da pandemia? Como inseri-los novamente em um mercado de trabalho tão instável e ao mesmo tempo, competitivo? 

“A revolução da longevidade se caracteriza pelo crescimento da população 50+” 

A humanidade está envelhecendo. Nos últimos anos, essa população tem aumentado cada vez mais. Os motivos são inúmeros: aumento da expectativa de vida, novos procedimentos na medicina, maior qualidade de vida e ainda, a baixa taxa de natalidade. Em uma sociedade mais velha, soluções para essa população – que está vivendo ao menos 10 anos mais – estão no centro das atenções. 

Esta geração prateada – chamada assim devido aos fios grisalhos característicos – viverá mais, e com mais saúde. Ela por si só, representa uma revolução diante da figura do idoso que conhecíamos: são pessoas ativas, que vivem por si só, praticam esporte e tomam as rédeas do próprio futuro. A geração prateada é, assim como a geração Z, antenada nas últimas tecnologias, buscando sempre fazer o bom uso das ferramentas disponíveis hoje. 

“A sociedade brasileira está envelhecendo rápido, com o público 60+ representando 16% da população atual” 

O fenômeno do envelhecimento populacional atinge o mundo todo, e no Brasil não é diferente. Somos hoje uma nação que envelhece cada vez mais rápido, com mais de 34 milhões situadas nesta faixa, e com perspectivas para que esse número duplique até 2050. Hoje no Brasil existem mais avós do que netos. Até 2030, o Brasil terá 20% de sua população, acima dos 60 anos. 

“A geração prateada representa um grupo de alto potencial de consumo” 

Com o envelhecimento da população, a economia igualmente se modifica. Estamos falando de uma geração acostumada a ter casa própria, carro e outros bens. Uma geração que “fez” mais dinheiro do que qualquer outra, acumulando riquezas ao longo da vida. Juntas, as pessoas 60+ hoje representariam a terceira maior economia do mundo. 

No Brasil, 64% das famílias são “bancadas” por pessoas com mais de 60 anos. Tal público possui uma renda anual de aproximadamente 940 bilhões de reais, respondendo por 23% dos consumidores de bens e serviços do país. Somado a isso, esta é uma população digitalmente ativa, que mesmo diante dos desafios da idade, integram-se rapidamente às tecnologias da atualidade. 

“Mesmo representando um poderio econômico e digital, a população idosa ainda é alvo de preconceito no Brasil” 

Mesmo sendo um grupo que representa um grande poder dentro da sociedade, a população 60+ ainda sofre com um grande problema. O preconceito contra esse grupo, e que é mundialmente denominado Ageismo, é forte na sociedade brasileira, trazendo grandes impactos emocionais para essa população. 

Esse tipo de preconceito se revela em vários contextos, sendo o maior deles o mundo corporativo, onde as oportunidades de trabalho para as pessoas 60+ são cada vez mais escassas. Dados revelam que no Brasil atual, 60% dos desempregos são da geração prateada. Neste cenário, nem mesmo a experiência de uma vida é levada em conta por recrutadores, que priorizam pessoas mais novas. Com isso, uma aposentaria compulsória é colocada em prática, ignorando quaisquer ajuda que a experiência etária possa trazer para uma organização. 

“Erros corporativos poderiam ser evitados se houvesse uma união entre a energia e ambição da juventude, e a visão e experiência das gerações mais maduras” 

O mundo corporativo mudou, e hoje habilidades emocionais – as soft skills – são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Em um cenário mundial onde máquinas tem tomado a frente dos negócios, unir experiência com a ambição das gerações mais novas, resultaria num cenário ideal para as corporações. 

“A busca por propósito é uma necessidade da população 60+” 

A revolução da longevidade se revela em diversos aspectos. Não apenas com uma geração integrada às novidades, e ativa economicamente e socialmente, mas também engajada em pedir mais representação. Hoje, tal população não se vê representada em propagandas e outros, e clamam por um retrato mais real do momento que essa geração vive. 

Estamos aqui falando de uma população que busca constantemente por um propósito e por um papel a cumprir. Essas pessoas questionam o legado que querem deixar, ao mesmo tempo em que refletem sobre o já aconteceu, e o que pode acontecer daqui em diante. Tal população está cada vez mais presente nos espaços, nas universidades e outros, mostrando uma vontade de viver. Essa ocupação de locais dos quais foram excluídos, revela-se uma grande característica desse grupo, que aos poucos retoma a sua voz. 

Tudo isso, vem com o objetivo de celebrar a maturidade. A geração prateada busca o mundo novo, querem desvendá-lo e conquistá-lo. A revolução da longevidade vem à medida em que os números em cima de um bolo, passam a ser apenas números 

Quer conferir o Papo Coop na íntegra? 

OUÇA agora o episódio 16 no Spotify. 

ASSISTA agora o episódio 16 no YouTube. 


Por Leonardo César – Redação MundoCoop


Outros destaques:

    ANTERIOR

    BC abre incrições para projetos de inovação focados no Real Digital

    PRÓXIMA

    Mapeamento de Programas de Desenvolvimento Cooperativo Internacional: nova plataforma de dados cooperativos é lançada

    MundoCoop

    MundoCoop

    Informação e inspiração para o cooperativismo.

    Discussão sobre post

    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cooperativa reúne mulheres e jovens em eventos sobre liderança e transformação para futuro mais inclusivo

    Cooperativa reúne mulheres e jovens em eventos sobre liderança e transformação para futuro mais inclusivo

    16 de August de 2022
    Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona

    Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona

    16 de August de 2022
    80% dos brasileiros usam seus smartphones para fazer compras e realizar pagamentos

    E-commerce na América Latina: 80% dos brasileiros usam seus smartphones para fazer compras e realizar pagamentos

    16 de August de 2022
    Fundo Social de cooperativa contempla nove projetos comunitários em Içara

    Fundo Social de cooperativa contempla nove projetos comunitários em Içara

    16 de August de 2022

    NEWSLETTER MUNDOCOOP


    Facebook Twitter LinkedIn Instagram Youtube
    MundoCoop

    FALE COM A MUNDOCOOP

    Edifício Atlanta - Rua Atílio Piffer, 271 - cj22 - Casa Verde - São Paulo, SP - CEP 02516-000
    revista@mundocoop.com.br
    TEL: (11) 4323-2881

    ANUNCIE: comercial@mundocoop.com.br
    TEL: (11) 99288-2881

    PAUTAS: imprensa@mundocoop.com.br

    REFERÊNCIA NO SETOR

    A MundoCoop é uma referência em jornalismo de conteúdo e negócios dedicada a cobrir a expansão do cooperativismo brasileiro.

    Desde 1999, promovemos ações que beneficiam e incentivam o setor fazendo a mais ampla e abrangente cobertura jornalística sobre negócios, gestão, economia, tecnologia, finanças, pessoas e marketing do cooperativismo.

    BAIXE NOSSO APP

    © 1999 - 2022 - Copyright MundoCoop. Todos os direitos reservados.

    Sem resultado
    Ver todos os resultados
    • Home
    • QUEM SOMOS
    • COOPERATIVISMO
    • REVISTA MUNDOCOOP
    • EVENTOS
    • VÍDEOS
    • PODCASTS
    • BRAND CHANNEL
    • ANUNCIE

    © 1999 - 2022 - Copyright MundoCoop. Todos os direitos reservados.