Nos últimos anos, as cooperativas de crédito têm experimentado um crescimento sem precedentes. Com mais de 45% de seus colaboradores tendo menos de dois anos de casa, muitas dessas cooperativas têm buscado talentos no mercado financeiro tradicional. Esse movimento traz um desafio importante: a preservação da cultura cooperativista.
Em 2010, a chanceler alemã Angela Merkel afirmou que o multiculturalismo na Alemanha havia “falhado completamente”, destacando que a integração cultural é um desafio complexo. Com cerca de 13,3% da população da União Europeia composta por imigrantes, a Europa vivenciou transformações culturais significativas. Embora não haja uma correlação direta entre imigração e aumento da criminalidade, a percepção de mudança cultural gerou debates intensos.
Nesse cenário, as cooperativas precisam preparar um onboarding bem estruturado para os novos colaboradores, com processos claros e definidos. É essencial destacar o papel da liderança na preservação da cultura, desenvolvendo manuais de cultura e capacitando a média liderança, que é a chave para manter os valores da cooperativa vivos no dia a dia enquanto potencializam com suas equipes o crescimento de negócios sustentáveis que geram resultados.
A Yassaka, entendendo essas necessidades, constrói com a área de Gestão de Pessoas , onboardings que preservam a cultura cooperativista, embarcando os novos colaboradores nos valores e na essência do cooperativismo. Além disso, oferece o programa “Gestão com Propósito e Resultados” (GPS), desenvolvido especialmente para líderes de cooperativas de crédito, preparando-os para integrar e cultivar os novos talentos dentro dos princípios cooperativistas e com arrojo pra fazerem bons negócios junto aos cooperados.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 124