A Corrida da Cooperação promovida no dia 30 de julho, na orla da Lagoa da Pampulha, continua rendendo solidariedade e sustentabilidade. Depois de arrecadar 12 toneladas de alimentos não perecíveis e direcionar essas doações a 14 instituições assistenciais mineiras, o Sistema Ocemg, realizador do evento esportivo, vai aplicar parte dos recursos adquiridos com a venda de inscrições para o plantio de mudas.
A iniciativa ocorrerá em duas ações distintas, marcando as comemorações do Dia da Árvore, em 21 de setembro. Nessa data, às 15h, será feito um plantio simbólico de árvores nativas e frutíferas no Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, em Sabará, com apoio da Prefeitura da cidade, num projeto que prevê a disponibilização de 1800 mudas ao final.
A área reflorestada ocupará, pelo menos, dois hectares da unidade de conservação que, há quatro anos, sofreu um incêndio de grandes proporções e, ainda hoje, se recupera da destruição de parte da mata atingida pelo fogo. Caberá à entidade também fazer a manutenção desse plantio.
Já no dia 27 de setembro, o Sistema Ocemg presenteia com 117 mudas de árvore o Parque Fernando Sabino, na Pampulha, contribuindo para a revegetação de áreas contempladas no Projeto Montes Verdes, da Prefeitura de Belo Horizonte. Essa ação contará com a parceria da Prefeitura para o plantio e a manutenção das mudas. O número de unidades plantadas significa exatamente a quantidade de empregados da instituição, pessoas que trabalham para manter o cooperativismo em rota de prosperidade e crescimento em Minas Gerais. “Esses eventos simbolizam aquilo que as cooperativas representam para as comunidades: modelos de negócios geradores de desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e cuidado ambiental”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Desde 2018, a entidade é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), se posiciona com práticas sustentáveis, reforçando o seu compromisso com os principais valores universais ligados às áreas de Direitos Humanos, Trabalho e Meio Ambiente.
Ao encontro disso e em linha com as boas práticas sociais, ambientais e de governança (ESG), uma das preocupações do Sistema Ocemg à frente do cooperativismo é justamente engajar as cooperativas na luta contra o aquecimento global. Por isso, as ações de plantio também têm como objetivo neutralizar as emissões de carbono feitas durante a Corrida da Cooperação 2023.
Fonte: Comunicação Empresarial
Discussão sobre post