Inspirado pela essência da colaboração, solidariedade e princípios cooperativistas, o programa “Voluntário Transformador” desenvolvido pelo Instituto Sicoob e aplicado pelo Sicoob Credigerais, celebra uma conquista notável em março, pela soma de colaboradores participativos na ação. A iniciativa, que tem como objetivo fomentar e desenvolver a prática social do voluntariado, acaba de alcançar a marca de 163 participantes ativos, para uma equipe de 300 funcionários que compõem a cooperativa.
Os voluntários estão distribuídos entre as 23 agências da Credigerais, instaladas no Norte e Noroeste de Minas, além das unidades de Goiás, Salvador e demais cidades da Bahia. O resultado mostra que 50% dos colaboradores que fazem parte da Credigerais atuam com o propósito de promover o desenvolvimento das comunidades, por meio de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela cooperativa.
O número é significativo se comparado à média nacional de brasileiros que participam de iniciativas sociais. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), 34% da população brasileira atua no voluntariado. O Sicoob Credigerais está ainda entre as empresas privadas que se destacam no voluntariado corporativo, perfil que corresponde 66,7% das organizações nacionais, segundo o Censo do Voluntariado Corporativo (CBVE) de 2023.
Sensibilizado pela habilidade transformadora das práticas do projeto, o analista de TI da agência da Unidade Administrativa, Diego Pereira Magalhães, é um dos novos membros do “Voluntário Transformador”. Ele espera dar continuidade no apoio às comunidades em sua atuação.
“Antes de entrar na Credigerais eu já conhecia um dos projetos da cooperativa e achava a ideia muito interessante. Ao ingressar na instituição, pude observar melhor as ações e os resultados, o que me tocou sobre a importância das cooperativismo e despertou em mim a minha vontade de contribuir”, enfatiza Diego.
A instituição Casa da Acolhida, localizada em Paracatu (MG), onde Jesué Araújo Mesquita é coordenador, desenvolve um trabalho de acolhimento à população em situação de rua e é uma das instituições beneficiadas com o projeto, com doações insumos e prestação de serviços. “O trabalho voluntário promove a inclusão social, favorecendo o espírito de solidariedade, que age diretamente na melhoria da qualidade de vida para as pessoas. É isso que os voluntários da Credigerais têm proporcionado à cidade de Paracatu, como também para os abrigados e servidores que trabalham aqui na casa. Somos gratos por essa parceria”, comemora Jesué.
As ações do programa “Voluntário Transformador” são desenvolvidas a partir da mobilização dos voluntários, que contribuem espontaneamente com os projetos sociais e pedagógicos desenvolvidos pela instituição. Entre eles está o IFISI, programa educacional que ensina sobre letramento digital e lógica de programação, como também o “Valores por Elas”, “Interacoope”, “Conta! Credigerais”, “Ciclo de Palestras”, entre outros projetos que são aplicados pela Credigerais, a partir dos eixos temáticos de educação cooperativista, empreendedora, financeira e socioambiental.
Ao engajar-se na inciativa, o voluntário pode atuar em três vertentes, como “voluntário facilitador”, um agente ministra palestras e consultorias; “voluntário de apoio”, que auxilia na organização das atividades; e o colaborador mais atuante é denominado “voluntário multiplicador”, que possui experiência para aplicar conhecimento ministrando cursos e capacitações.
Para Aparecida Correia, pedagoga da cooperativa, o perfil diversificado da equipe de voluntários da Credigerais soma na visibilidade e alcance da iniciativa. “Temos voluntários de 18 cidades, com a faixa etária que varia entre 18 e 50 anos, de diversas etnias, com cargos que vão de aprendizes, a diretores e conselheiros. Os voluntários são pessoas com o coração cheio de amor que reservam um tempo para cooperar com os projetos do nosso portifólio e com a comunidade”, celebra Aparecida.
Fonte: Sicoob Credigerais
Discussão sobre post