A primeira Cooperativa de Crédito Escolar do Brasil, a Aníbal Cred, criada em outubro de 2023 na Escola Básica Aníbal César, em Itajaí (SC), está prestes a completar um ano de existência. Na mesma cidade, já existe há mais tempo um outro projeto inovador: a Moeda Social Pedagógica, do Centro de Educação em Tempo Integral (Cedin) Lucy Canziani, que teve início em 2012. Por representarem a vanguarda na educação financeira e na promoção de práticas cooperativas entre crianças e adolescentes, ambas as iniciativas contam com a parceria e o reconhecimento da Credifoz, cooperativa de crédito que atua há 16 anos no mercado, valorizando o cooperado, estimulando a qualidade de vida da comunidade e oferecendo serviços financeiros diferenciados.
A Aníbal Cred tem como objetivo captar recursos e oferecer benefícios à comunidade escolar, promovendo o uso do dinheiro de forma inteligente. É gerida por 12 estudantes entre 12 e 14 anos, que assumem responsabilidades como gerenciar valores e estabelecer parcerias. Supervisionados pelo professor de matemática Rafael Arzoli, os estudantes acumulam pontos por bom desempenho e boas práticas, que são trocados por Aníbals, a moeda da escola, podendo movimentar suas contas com depósitos, saques e outras operações.
Em apoio à iniciativa, a Credifoz renovou a identidade visual da Aníbal Cred e incrementou as ferramentas de relacionamento com o mercado dos seus mais de 1,6 mil cooperados, entre estudantes, familiares e professores, por meio de um novo cartão de benefícios, agora aceito também em lojas parceiras da cooperativa escolar. Até então, os Aníbals acumulados podiam ser trocados por mercadorias via plataforma própria, a Capivara Shop, que reúne mais de 15 estabelecimentos parceiros, comercializando desde materiais escolares até artigos esportivos e eletrônicos aos cooperados.
Como completará um ano em outubro, os estudantes responsáveis pela gestão da Aníbal Cred visitaram o Posto de Atendimento da Credifoz no bairro São Vicente, para conhecer de perto o funcionamento de uma cooperativa de crédito. Eles conversaram com a gerente Jaqueline Trombelli e a colaboradora Letícia Rampelotti e ampliaram seu entendimento sobre o mundo financeiro de forma prática e envolvente.
“Comprometidos com o ensino sobre finanças e o desenvolvimento social, colaboramos com este projeto arrojado, que não só transforma a realidade dos alunos da Escola Aníbal César, mas também abre caminhos para um futuro repleto de oportunidades, reconhecendo o impacto positivo do projeto na formação dos estudantes”, destaca Silvano Lazarini Junior, Diretor Executivo da Credifoz.
Moeda Social Pedagógica
Em 2017, o projeto Moeda Social Pedagógica participou de uma feira internacional de moedas sociais na Universidade da Catalunha, na Espanha.
A ideia de converter as arrecadações com a venda de material reciclável em uma moeda social nasceu da inspiração de um projeto semelhante no interior da Bahia. Atualmente chamada de Recidin, a moeda surgiu como Necdindin, mas precisou ser atualizada por conta da inflação e foi rebatizada com a atual nomenclatura.
Os recursos obtidos com a venda de materiais recicláveis são convertidos na moeda da escola e, uma vez por mês, são contabilizados e distribuídos aos estudantes, que podem usar para adquirir produtos como artesanato, materiais escolares e livros de história, produzidos ou adquiridos pela escola para tal finalidade. Todos os anos, a comunidade escolar do Cedin decide, por meio de um orçamento participativo, qual deve ser o destino das sobras de recursos acumuladas ao longo do período. Uma mesa de pebolim e o sistema de som da sala multimeios foram adquiridos desta forma.
“A Credifoz também auxilia este projeto há mais de seis anos, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento das próximas gerações”, afirma Nathalia Vallim de Oliveira Borges, Coordenadora Relacionamento com o Cooperado
Com o incentivo contínuo da Credifoz, a Aníbal Cred e o projeto Moeda Social Pedagógica reforçam a importância da educação financeira na formação dos educandos e contribuem para um mundo mais consciente e próspero.
Sobre a Credifoz
Com foco na valorização do cooperado, estímulo da qualidade de vida da comunidade e oferta de serviços financeiros diferenciados, há mais de 16 anos a Credifoz mantém uma gestão sustentada nos princípios e nos valores cooperativistas. Com 24 postos de atendimento, incluindo unidade digital e móvel, entre os principais serviços oferecidos estão abertura de conta, crédito, investimentos financeiros, consórcios, seguros, negócio local, entre outros. Formada pela união de empresários do Litoral-Norte catarinense, tem atuação nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Imbituba, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Tijucas. A cooperativa integra o Sistema Ailos.