O cooperativismo segue fazendo a diferença! Enquanto aguardamos o anúncio dos projetos contemplados pelo Fundo Social 2025, que será divulgado nesta sexta-feira (31), que tal relembrarmos as iniciativas que marcaram o ano passado?
Em 2024, o Fundo Social investiu R$ 2,3 milhões em projetos transformadores, beneficiando mais de 22 mil pessoas em mais de 80 cidades gaúchas. Com um aumento no número de contemplados, de 10 para 15 cooperativas, o impacto positivo se multiplicou, levando desenvolvimento e esperança para diversas comunidades.
Cooperação que transforma vidas
Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o crescimento do Fundo Social reforça o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento social. “Ficamos muito felizes em fazer jus ao nome Fundo Social, justamente porque a questão social, o interesse pelas nossas comunidades, é um dos pilares de sustentação do cooperativismo. Contribuir para a melhoria de mais de 80 cidades gaúchas, pela cooperação, nos motiva a querer ir além e ampliar esse alcance no edital deste ano.”
Agora, a expectativa está voltada para os projetos que serão escolhidos em 2025! Fique ligado e acompanhe as novidades do cooperativismo gaúcho. Relembre os projetos contemplados!
1. Projeto Batalhão do Bem
Cooperativa: Unicred Ponto Capital
O projeto “Batalhão do Bem” visou reutilizar resíduos têxteis de fardas e vestimentas descartadas por unidades militares de Santa Maria. Esta iniciativa promoveu a economia circular, criando oportunidades sustentáveis a partir da matéria-prima têxtil. Assim, o projeto capacitou artesãs para o manejo desses materiais, com o curso de costureiro incentivando a profissionalização e gerando impacto socioambiental positivo. Este público obteve ainda curso sobre cooperativismo e palestra motivacional, para motivá-las com o novo ofício. O projeto teve intercooperação com a cooperativa Unimed Santa Maria/RS.
Cidades atendidas: Santa Maria e Santiago
2. Impulso Talentos do Agro
Cooperativa: COTRIJUC
O projeto se propôs a identificar talentos do agronegócio para atuarem em funções e setores do cooperativismo. Contou com ciclos de aprendizado: cursos e palestras para jovens universitários sobre os temas: Cooperativismo, Inovação, decifrando perfis comportamentais e comunicação. Foram espaço deste projeto a Cotrijuc, IFFAR, UFSM, IDEAU, UNICRUZ, onde estagiários e alunos de cursos como: Agronomia, Administração, Agronegócio, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária e cursos técnicos em agropecuária, puderam participar. Os encontros visaram formar talentos para promover o cooperativismo. O projeto ocorreu em intercooperação com a cooperativa Camal.
Cidades atendidas: Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Pinhal Grande, Cruz Alta, Ibirubá, Panambi, Fortaleza dos Valos, Santa Bárbara do Sul, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Santa Maria
3. Multiplicadores lixo zero contribuindo para cidades inteligentes e sustentáveis
Cooperativa: COOPERCONCÓRDIA
O projeto de intercooperação realizou ciclo de palestras para público diversos (jovens e comunidade) sobre os temas: Além da Reciclagem, Economia Circular, Poluição Ambiental, Métodos de Compostagem. O intuito foi conscientizar e estimular boas práticas inovadoras de sustentabilidade e ações de mobilização para cidades inteligentes. O projeto impactou positivamente as comunidades e as cooperativas, alinhando-se à Agenda 2030 e com foco nas ODS. O projeto ocorreu em intercooperação com as cooperativas Unimed Fronteira Noroeste/RS, Cooperluz e Certhil.
Cidades atendidas: Santa Rosa, Três De Maio, Santo Cristo, Cândido Godói; Porto Lucena; Porto Vera Cruz, Ubiretama e Alecrim
4. Viveiro da Cidadania
Cooperativa: COTRIJAL
O programa Viveiro da Cidadania, parceria entre a Cotrijal e a APAE Passo Fundo, desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social e transformação de vidas. Neste projeto ocorreu curso para PCDs funcionários da cooperativa, com aulas de: Autonomia e Autogestão, Boas práticas no ambiente de trabalho, Cooperativismo, Preparação e autonomia para apresentação, Vivências interpessoais, Habilidades motoras e funções no ambiente de trabalho, Higiene e estética pessoal. O projeto ocorre em intercooperação com a cooperativa Coeducars.
Cidades atendidas: Não-me-Toque e Passo Fundo
5. Jovens em Ação: ideias que se conectam por uma sociedade mais próspera
Cooperativa: Sicredi UniEstados
O projeto capacitou estudantes das cidades de atuação da Sicredi UniEstados do RS para que, a partir de uma pesquisa de campo em suas cidades, pudessem propor soluções para problemas/necessidades identificados, conectando com os ODS: Redução das Desigualdades, Educação de Qualidade e Cidade e Comunidades Sustentáveis. O projeto também engajou os estudantes em temáticas formativas envolvendo inovação, impacto social e gestão de projeto, evidenciando o poder da cooperação no desenvolvimento de ações em prol da comunidade.
Cidades atendidas: Barra do Rio Azul, Centenário, Erechim, Gaurama, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos
6. Cooperar para Incluir: Transformando Vidas
Cooperativa: Cooperativa Vinícola Aurora
O projeto foi focando na promoção social e capacitação profissional de pessoas com deficiências e seus responsáveis, visando inserção no mercado de trabalho e melhoria na condição de vida. O mesmo ocorreu por meio de oficinas, palestras e teatro com temas como acessibilidade, inteligência emocional, jogos matemáticos, raciocínio lógico, autocuidado e outros. O público-alvo foram alunos e pais das associações Associação Pró Autista Conquistar (APAC) e Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD). O contexto principal foi oferecer conhecimento, práticas e autonomia aos envolvidos.
Cidade atendida: Bento Gonçalves
7. Programa Consumo Sustentável
Cooperativa: Coasa
O programa visou implementar ações que alcançassem as famílias das associadas e jovens. Buscou-se estimular a ampliação da biodiversidade e preservar o meio ambiente através da produção orgânica e sustentável, e mudança de hábitos alimentares. Ocorreram cursos e palestras sobre temas como homeopatia e saúde, cultivo orgânico de plantas, gastronomia natural e cultivo de mudas, voltados para as associadas e suas familiares. Os jovens foram atendidos com palestra sobre sustentabilidade nas escolas.
Cidades atendidas: Água Santa, Santa Cecília do Sul, Vila Langaro, Tapejara, Mato Castelhano, Gentil, Marau, Lagoa Vermelha, Caseiros, Muliterno, David Canabarro, Ciriaco, São José do Ouro, Casca e Camargo
8. Educando para o Campo
Cooperativa: Cotriel
O projeto motivou os jovens a valorizar e fortalecer suas comunidades rurais por meio de atividades práticas e teóricas, fomentando a educação voltada para o desenvolvimento sustentável, com foco na agricultura e meio ambiente. Este projeto foi desenvolvido em escolas das cidades envolvidas, com cursos sobre empreendedorismo rural, sustentabilidade no campo, cooperativismo, compostagem e construção de cisternas. O objetivo principal foi despertar nos jovens um interesse renovado pelo campo, promovendo uma visão de cooperativismo e um futuro promissor para a propriedade rural.
Cidades atendidas: Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Salto do Jacuí e Tunas
9. Viver Bem na Escola: Educação para a Saúde
Cooperativa: Unimed Federação/RS
O Programa Viver Bem na Escola realizou oficinas de prevenção da gravidez na adolescência em escolas públicas, direcionadas aos alunos das séries finais do ensino fundamental e médio, nas áreas de atuação das Unimeds. Focando em cidades com altos índices de gravidez na adolescência, como Canoas e Caxias do Sul, o programa abordou temas como autoestima, planejamento de vida, métodos contraceptivos, ISTs, acesso à prevenção e autocuidado. O projeto ocorre em intercooperação com as cooperativas Unimed Planalto Central/RS, Unimed Vale do Caí, Unimed Central de Serviços Auxiliares, Unimed Nordeste/RS, Unimed Uruguaiana/RS, Unimed Missões, Unimed Região da Fronteira/RS e Unimed V.T.R.P.
Cidades atendidas: Cruz Alta, Montenegro, Canoas, Caxias do Sul, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santana do Livramento, Porto Alegre, Erechim, Bagé, Lajeado e Santa Cruz do Sul
10. Dia de Cooperar
Cooperativa: Sicredi Noroeste RS/MG
A comemoração do Dia de Cooperar em Três de Maio foi momento para diversas atividades para a comunidade, com shows de humor, palestras sobre cooperativismo, empreendedorismo e cooperativismo, e teatro infantil para as crianças da cidade. O projeto ocorre em intercooperação com as cooperativas Unimed Alto Uruguai, Sicoob Credial Auriverde e Certhil – Desenvolvimento.
Cidade atendida: Três de Maio
11. Educar e Suidar: um olhar para saúde integral dos portadores de periodontite e diabetes
Cooperativa: Uniodonto Porto Alegre
O objetivo do projeto foi difundir informações sobre prevenção e cuidado com saúde periodontal e diabetes, através de ações educacionais na comunidade. O projeto Educar e Cuidar promoveu conhecimento sobre saúde bucal e reduziu complicações do diabetes, com ações no Instituto da Criança com Diabetes (ICD) de Porto Alegre, incluindo teatro e a 26ª Corrida para Vencer o Diabetes.
Cidade atendida: Porto Alegre
12. Cooperativismo e Inovação no Agronegócio: um Caminho de Experiências
Cooperativa: Cotrirosa
O projeto realizou em outubro o evento Congregacoop. As atrações foram direcionadas para os produtores rurais cooperados, mas abertas para a comunidade em geral, promovendo a integração do campo e da cidade. No evento houve diversas palestras trazendo conhecimentos sobre sustentabilidade, economia, mercado, propósito de vida e motivação para associados e comunidade. A organização e execução foram conduzidas por grupos de trabalho heterogêneos de voluntários.
Cidades atendidas: Santa Rosa, Porto Lucena, Candido Godói, Tuparendi, Campina das Missões, Alecrim, Senador Salgado Filho, Santo Cristo, Ubiretama, Três de Maio, Tucunduva, Horizontina, Novo Machado e São Paulo das Missões
13. Empreender para Crescer
Cooperativa: Cootravipa
Este projeto teve duas frentes de atuação: o teatro infantil sobre resíduo e reciclagem para escolas públicas em Porto Alegre, com participação especial na Feira do Livro de Porto Alegre. Houve curso para gestores escolares sobre o tema Gerenciamento de resíduos sólidos no ambiente escolar, e palestra para trabalhadores das UTs e comunidade sobre Oportunidades, resiliência e futuro. Essas atividades não apenas promoveram a educação ambiental entre jovens estudantes, mas também buscaram empoderar gestores e trabalhadores com informações importantes para a gestão sustentável dos resíduos, contribuindo para um futuro mais limpo e resiliente.
Cidade atendida: Porto Alegre
14. Promovendo a Inclusão Financeira e Profissional de Jovens
Cooperativa: Sicredi Essência
O projeto promoveu a inclusão social e profissional de jovens de baixa renda, fornecendo-lhes a oportunidade de adquirir experiência e desenvolver competências técnicas, financeiras e comportamentais. Foram realizadas palestras sobre educação financeira, marketing pessoal, trabalho em equipe, expressão corporal, carreira de sucesso e projeto de vida para jovens de comunidades carentes. O projeto criou um ambiente de aprendizado inclusivo e de suporte, permitindo que cada participante atingisse seu potencial máximo e forjasse oportunidades significativas no mercado de trabalho.
Cidade atendida: Alegrete
15. Empreendedorismo Social Inovador: transformando ideias em ações
Cooperativa: Sicredi Região Centro
A capacitação “Empreendedorismo Social Inovador: transformando ideias em ações” teve como objetivo equipar líderes de entidades sem fins lucrativos do centro do Estado para desenvolver projetos que abordassem desafios locais e promovessem transformação social sustentável. Nesta capacitação para líderes comunitários, ONGs e Associações, foram tema: Gestão de projetos, Empreendedorismo Social e Inovação. Os participantes aprenderam o uso de ferramentas para o mapeamento das necessidades das comunidades, incentivando a cooperação entre as partes envolvidas, além de despertar um sentimento de colaboração e proatividade para criar projetos futuros.
Cidades atendidas: Itaara, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Toropi, Santa Maria, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista, Piratini, São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, São Sepé, Vila Nova do Sul, Restinga Sêca e Formigueiro
Fundo Social 2025
A lista dos projetos selecionados para o edital deste ano sai nesta sexta-feira (31). Nesta edição, o Fundo Social destinará R$ 3 milhões aos projetos escolhidos. Cada cooperativa poderá apresentar até um projeto para concorrer aos recursos. O valor máximo a ser apoiado para cada projeto apresentado será de R$ 200 mil – a cifra poderá ser proporcionalmente maior para propostas envolvendo duas ou mais cooperativas. Ao todo, 20 propostas serão contempladas, com relação às áreas de educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e ao meio ambiente.
O Fundo Social do Sescoop/RS visa atender os pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º Princípio do Cooperativismo, Interesse pela Comunidade. O recurso destinado ao Fundo Social do Sescoop/RS é definido pelo Conselho de Administração do Sescoop/RS por ocasião do Planejamento.
![Fundo Social 2024: relembre os projetos que transformaram comunidades gaúchas 2 image 1](https://mundocoop.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-1-1024x683.png)