Um novo capítulo no desenvolvimento cooperativo de Terra de Areia, no litoral norte gaúcho, tem início nesta terça-feira (9), com a fundação da CoopMasc – Cooperativa Escolar Mascarenhas. A entidade será instalada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mal. Mascarenhas de Moraes e contará, inicialmente, com 25 alunos associados. O ato de fundação será às 19h, no auditório da Universidade LaSalle (Rua Treze de Abril, 4.670, Centro). A iniciativa reflete o compromisso da Sicredi Caminho das Águas com o desenvolvimento econômico e social da região através do cooperativismo.
“A fundação da CoopMasc no litoral representa um avanço significativo em nosso projeto de cooperativas escolares, consolidando nossa presença e ampliando as oportunidades de desenvolvimento para as comunidades locais por meio da educação cooperativa”, destaca Eduardo Glaeser, à frente dos programas sociais da Sicredi Caminho das Águas.
A fundação da CoopMasc é um passo decisivo para o fortalecimento do espírito cooperativo em Terra de Areia, oferecendo aos jovens uma plataforma para desenvolver habilidades de liderança e gestão, contribuindo assim para um futuro mais próspero e colaborativo para toda a comunidade.
O projeto, uma parceria entre a instituição financeira cooperativa e a Secretaria de Educação do município, integra um esforço contínuo para fortalecer a cooperação e preparar os alunos para serem cidadãos conscientes e prósperos. Desde 2016, a Sicredi Caminho das Águas tem desenvolvido cooperativas em escolas públicas, totalizando agora nove, com cerca de 1.000 alunos já participantes no Vale do Paranhana e, agora, no litoral. Além de Terra de Areia, a Sicredi Caminho das Águas desenvolve cooperativas escolares em Rolante (5) e Igrejinha (3).
No Brasil, o Sistema Sicredi apoia mais de 240 cooperativas escolares, beneficiando 7,7 mil estudantes em 130 municípios e capacitando 265 educadores. As cooperativas escolares promovem atividades sociais e culturais no contraturno escolar, com a participação ativa de professores e alunos, formando futuros cidadãos, gestores e líderes através da vivência dos princípios do cooperativismo.
Fonte: Sublinha Comunicação
Discussão sobre post