Com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura e promover a educação financeira, a peça #Juntos foi apresentada nas cidades de Itaberaí e Rio Verde, nos dias 27 e 29/09, respectivamente. A produção, que conta com o apoio da Fundação Sicredi por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, trata de assuntos importantes com muito humor. A turnê teve início em abril deste ano e percorrerá 80 municípios do Brasil. Com texto da dramaturga Dedé Ribeiro e direção do premiado Daniel Colin, o espetáculo aborda, de forma descontraída, as questões da transição do jovem para a vida adulta, em suas amplas mudanças e decisões. Em Rio verde, a realização do espetáculo foi uma iniciativa da Sicredi Cerrado GO e, em Itaberaí, da Sicredi Celeiro.
Em Itaberaí, a peça foi direcionada para pais e alunos do Educandário Evangélico. De acordo com o gerente da agência Sicredi na cidade, Marco Aurélio Pereira Borges, cerca de 140 pessoas, entre jovens e adultos, assistiram à peça teatral. “Nós, associados do Sicredi, acreditamos que por meio da educação financeira, as pessoas podem transformar sua relação com o dinheiro e conquistar maior independência e liberdade para as suas vidas. O teatro mostrou como acontecem as situações que precisam de planejamento no dia a dia, trazendo os benefícios da cooperação, da utilização da tecnologia e do planejamento financeiro. Com isso, acreditamos que investir na educação financeira dos jovens, é investir no futuro”, declarou.
Para diretora do Educandário Evangélico de Itaberaí, Iricelma Borges de Carvalho e Silva, a qualidade da produção proporcionou um verdadeiro espetáculo para os alunos. “Receber este presente do Sicredi, neste espaço escolhido para desfrutarmos e aprendermos lições para nossa vida, foi espetacular. A cidade de Itaberaí foi presenteada com essa demonstração pura de teatro e cultura”, agradeceu.
Rio Verde
O espetáculo também foi um sucesso de público em Rio Verde, mobilizando mais de 500 estudantes. A apresentação foi realizada no Teatro Lauro Martins, na quinta-feira, dia 29. A turnê, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, percorre mais de 80 cidades pelo país, proporcionando acesso ao teatro para os jovens.
“Por sermos uma instituição financeira cooperativa, trabalhamos para estimular o planejamento e a educação financeira. Através deste espetáculo, de forma muito lúdica, despertamos reflexões entre os jovens”, ressaltou Zeir Ascari, presidente da Sicredi Cerrado GO.
A Fundação Sicredi tem em sua atuação iniciativas para disseminação do cooperativismo, educação financeira e empreendedorismo. Há dez anos, o teatro foi incorporado às ações, alcançando mais de 250 cidades pelo Brasil.
Obra
A direção acrescenta que a obra é uma concepção muito contemporânea, que brinca com o analógico e o virtual. “O apoio do Sicredi tem sido extremamente relevante às artes cênicas do Brasil, tendo em vista que os espetáculos apoiados pela instituição circulam por centenas de cidades brasileiras há mais de uma década, sendo acessados por milhares de espectadores de forma gratuita. A peça #Juntos foca no advento da internet e suas ferramentas como uma possibilidade concreta para a realização de projetos e parcerias duradouras, ainda que distantes fisicamente”, complementa Daniel Colin.
A ação de #Juntos se passa no dia da formatura de três colegas inseparáveis no ensino médio, que traçam planos para o futuro. No entanto, a separação é inevitável, mas a distância, hoje, é relativa, graças às redes sociais. Com o auxílio da irmã de um deles e de outras personagens que aparecem, os amigos criam juntos um projeto que possa reuni-los outra vez e garantir que seus sonhos de trabalho se realizem. Com muitas complicações e situações divertidas, a montagem foi concebida para um público jovem, de 13 a 20 anos. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.
Fonte: Sistema OCB/GO
Discussão sobre post