Cooperativismo é trabalhar em conjunto em prol de um bem comum. Seguindo esse lema, as cooperativas mirins e educacionais do Espírito Santo se reuniram para promover iniciativas solidárias e ajudar as vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Desde a arrecadação de doações, como alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e até campanhas de arrecadação financeira, as coops têm demonstrado compromisso com a responsabilidade social, mostrando-se cada vez mais comprometidas com o sétimo princípio do cooperativismo: o Interesse pela Comunidade.
Um dos exemplos de cooperação e trabalho coletivo foi a atuação das cooperativas Coop-União e Coopesg. A Coop-União realizou a Campanha do Agasalho, onde todos os alunos, desde o maternal ao 9º ano do ensino fundamental, estiveram envolvidos na arrecadação de roupas e calçados para as vítimas das enchentes.
Entre os dias 9 e 17 de maio, a escola Coopesg também realizou diversas ações que envolveram cerca de 330 alunos. Foram arrecadados alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal. Nessa corrente solidária, cada estudante elaborou cartinhas com chocolates destinadas às crianças do Rio Grande do Sul.
Pensando em promover uma sociedade mais solidária, a Coopsaber também promoveu uma Campanha do Agasalho em caráter de urgência, em parceria com a Igreja Católica de São Pedro. Ao todo, 71 cooperados estiveram envolvidos na ação de diversas formas, seja divulgando, arrecadando, doando ou separando os materiais para identificação.
Ao longo do mês de maio, a escola CEL e a cooperativa mirim Coopemcel se uniram para receber doações destinadas ao Rio Grande do Sul. As coops arrecadaram roupas, água potável, calçados, cobertores, materiais de limpeza e higiene pessoal. As doações serão recolhidas até o dia 29 deste mês.
Desde a Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), com a temática “Proteção Financeira e Solidariedade aos Irmãos do Rio Grande do Sul”, a Cooperjetibá está promovendo diversas atividades voluntárias com os alunos. A cooperativa mirim está arrecadando doações como livros, lápis, lápis de cores, desenhos, borrachas e escovas de dente infantis até o próximo dia 31 de maio.
Além disso, os estudantes da coop venderam cookies, seu objeto de aprendizagem, para arrecadar quantias para a compra de novos produtos. O objetivo é formar kits de materiais escolares completos com cartinhas e chocolates para envio às crianças da região Sul do país.
A Cooper PCB também decidiu contribuir com as vendas do seu objeto de aprendizagem. Todo o lucro das vendas dos chups-chups gourmets produzidos pelos alunos foi destinado às vítimas das enchentes. A iniciativa visava trabalhar a responsabilidade social e o empreendedorismo dos estudantes.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, parabeniza as coops pelas iniciativas que estão sendo desenvolvidas. “É extremamente gratificante poder acompanhar o engajamento e dedicação das cooperativas mirins e educacionais capixabas em ações voltadas à sociedade. Além de ajudar o próximo, esse movimento vem fortalecendo o poder da educação cooperativa, baseada na solidariedade”, avalia a liderança.
Fonte: Sistema OCB/ES
Discussão sobre post