Representantes da Sicoob Credip se reuniram com professores, coordenadores e a diretoria da Cooperativa Educacional de Cacoal (Coopecc) para apresentar o Programa Cooperativa Mirim, do Instituto Sicoob. O projeto tem como objetivo envolver alunos de 13 a 17 anos no ambiente cooperativista e empreendedor. A Cooperativa Educacional de Cacoal (Coopecc) será a primeira a implantar uma cooperativa mirim em Cacoal (RO). Para iniciar a implantação do programa, a Sicoob Credip ofereceu um curso de cooperativismo aos profissionais do colégio.
De acordo com o responsável pelo Programa Cooperativa Mirim, Samuel Trevenzoli, o curso de cooperativismo faz parte da sensibilização da escola para a implementação do projeto. A capacitação abordou temas como história, princípios e valores do cooperativismo, gestão, impactos econômicos e sociais do cooperativismo no Brasil.
Samuel diz ainda que a ideia de desenvolver o Programa da Cooperativa Mirim com a Coopecc iniciou ainda em 2019, mas por conta da Pandemia o projeto precisou ser pausado. Só no passado foi possível dar continuidade ao programa, alguns professores da Cooperativa Educacional participaram de uma formação inicial de Cooperativa Mirim que ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, em Ji-Paraná/RO.
“Esses professores também fizeram junto conosco uma visita técnica nas cooperativas mirins do Espírito Santo para entender como funciona na prática o programa. Eles gostaram muito do que viram e no fim do ano já criamos juntos um cronograma para instituir a cooperativa mirim no colégio”, esclareceu Samuel.
A próxima etapa do programa é fazer a sensibilização com os alunos interessados em participar do projeto. A previsão é que a cooperativa mirim entre em funcionamento até junho deste ano. A participação é livre e voluntária, sendo assim só participa da cooperativa quem tiver interesse e o consentimento dos pais. Todas as atividades da cooperativa mirim serão realizadas em contraturno das aulas.
“Com o suporte da Sicoob Credip e dos professores orientadores da própria escola, os estudantes trabalham todo o processo de constituição e funcionamento da cooperativa mirim. Eles dão nome a cooperativa, elegem os conselhos de administração e fiscal, montam o estatuto social, criam o objeto de aprendizagem, realizam assembleias, enfim, todo processo que ocorre em uma cooperativa registrada, a cooperativa mirim também trabalha, só não possui CNPJ”, enfatizou o responsável pelo programa.
O programa é uma forma de trabalhar o cooperativismo e o empreendedorismo na prática, executando ações que envolvem valores, princípios, atividades sociais e econômicas, lideranças e respeito mútuo.
Para o professor da Coopecc, Ivo Neuenfeld, a implantação do programa é muito importante para toda a comunidade escolar, pois permite uma nova visão de futuro, de aprendizado e de conhecimento.
“O sonho de termos uma cooperativa mirim sempre esteve nos planos da Coopecc, mas como éramos novos nesse segmento, optamos por aprender mais antes de realmente darmos um passo importante como esse. Este ano estamos nos preparando para essa implantação, e estamos felizes por termos a Sicoob Credip como parceira nessa caminhada”, disse Ivo.
Parceira do Instituto Sicoob, a Sicoob Credip desenvolve ao longo do ano diversas ações educativas com o objetivo de difundir a cultura cooperativista. Atualmente, a Cooperativa conta com mais de R$ 3 bilhões em ativos, quase 110 mil cooperados, 46 pontos de atendimentos físicos, 1 digital, e um crescimento acima da média.
Fonte: G1
Discussão sobre post