Impactar a sociedade em que está inserida é um dos pilares do cooperativismo e é dentro desse princípio que o Sicredi, em parceria com outras cooperativas e o sistema OCB/PA, entregou na manhã da última terça feira (25) o total de seis toneladas de alimentos para as creches Cordeirinho de Deus, em São Brás, e Edelburga Queiroz, no distrito de Icoaraci. A ação é resultado das arrecadações realizadas na corrida e caminhada da cooperação.
Presente na mesa de muitas casas no dia a dia, o alimento pode fazer falta para muitas instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social, uma dessas instituições é a Creche Lar Cordeirinho de Deus. Fundada há 20 anos, o espaço atende, diariamente, mais de 400 crianças, entre bebês de 5 meses a pré- adolescentes que fazem parte de abrigos, e conta com doações para atender às demandas.
Segundo Noemi Rodrigues, fundadora do Lar cordeirinho de Deus, a doação realizada pelo Sicredi e cooperativas parceiras chegou no momento certo. “Pra gente é um presente de Deus hoje, porque nós estamos passando por um momento muito difícil, aliás, muitas entidades. O dia de hoje, pra gente, vai ficar na nossa história porque ontem nós tivemos uma reunião preocupados, estávamos com muito pouco alimento para a gente fazer todo o dia 400 pratos, é muito difícil. Mas graças a Deus que chegou na hora, isso pra mim é um milagre dos milagres.”, conta a fundadora do espaço que, além de atender crianças, presta apoio alimentar às famílias, além de oferecer cursos para as mães.
Além de atender a Creche Lar Cordeirinho de Deus, as doações feitas na 1º Corrida e Caminhada da Cooperação também foram direcionadas à Creche Edelburga Queiroz, iniciativa da Cocavip, uma Cooperativa de catadores de recicláveis de Icoaraci
De acordo com Júnior Serra, superintendente do Sistema OCB/PA, a ação conecta cooperativas grandes e pequenas e resulta na intercooperação. “Pegar o Sicredi, uma cooperativa financeira que tem uma outra pegada, está no mercado financeiro, e a gente conseguir ligar com uma cooperativa de coleta seletiva que possui uma creche para os próprios cooperados terem onde deixar seus filhos para coletar o material reciclável nas ruas. Juntar esses dois mundos é o papel que a OCB tem feito aqui no Estado e tem surtido um efeito bem legal porque a gente sozinho não consegue fazer muita coisa, mas quando a gente pega cooperativas do tamanho do Sicredi, a gente consegue dar uma amplitude nisso tudo”, explica.
Realizar ações como a 1º Corrida e Caminhada da Cooperação e gerar resultados que atendam a comunidade, permite que o Sicredi e outras cooperativas executem os princípios do cooperativismo.
“A gente teve cooperação entre todas as cooperativas em prol de um grande objetivo que era ajudar as comunidades, ajudar quem precisa. Para a gente, é um momento de muita felicidade de estar cumprindo com nosso papel na sociedade, cumprindo com os princípios e valores que a gente tem enquanto cooperativa de crédito”, destaca Nathália Sodré, coordenadora do desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi Norte Pará.
Atualmente, a Creche Edelburga Queiroz atende 172 crianças com o apoio da Semec, e 50 com a ajuda de parceiros como o Sicredi, de 0 a 5 anos, que ficam até o fim da tarde no espaço.
“Ver outras cooperativas ajudando a nossa é de grande valia. Não tenho palavras para falar, em nome das crianças eu quero muito agradecer. Alimentação é saúde e vida e para nossas crianças é de suma importância”, comemora Nádia da Luz, presidente financeira da Cocavip.
Campanha CooperAtivos
Para auxiliar na manutenção da Creche Edelburga Queiroz, o Sicredi também desenvolveu a campanha CooperAtivos, que tem como objetivo arrecadar itens de uso infantil.
Os interessados, podem doar os itens até o dia 31 de maio nas agências do Sicredi. Dentre os materiais estão escova e pasta de dente infantil, fraldas, pomadas infantis, lenço umedecido, mingau e outros. Para conferir as agências em Belém, Ananindeua, Santa Izabel do Pará, Castanhal e em Capanema, que estão recebendo doações, localize a agência mais próxima de você e participe.
Fonte: G1
Discussão sobre post