• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa transforma óleo em sabão, gera renda e protege a natureza

MundoCoop POR MundoCoop
7 de fevereiro de 2023
SOCIAL
img 2 6

img 2 6

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O alerta encontra-se estampado no cartaz, logo na entrada da Cooperativa: “Um litro de óleo de cozinha pode contaminar mais de 20 mil litros de água”. E não é só isso! O descarte incorreto desse produto altamente poluente causa uma série de outros danos: impermeabilização do solo, entupimento das redes de esgoto, proliferação de insetos transmissores de doenças…

“Numa escala de 1 a 10, o nível de poluição do óleo de cozinha é 10. Ele é um vilão silencioso. Sua evaporação produz gás metano, um dos causadores do efeito estufa”, destaca a gestora ambiental Josy Oliveira. Ela é presidente da Cooperativa Cooperóleo, sediada em Marechal Deodoro.

A Cooperativa atua no recolhimento do óleo residual de cozinha para a produção e comercialização de sabão ecológico. Assim gera renda a famílias de Marechal Deodoro e preserva o meio ambiente. De 2015, quando foi fundada, a 2023, a Cooperóleo estima ter evitado o descarte irregular na natureza de mais de 90 toneladas do produto.

Josy: “Numa escala de 1 a 10, o nível de poluição do óleo de cozinha é 10. Ele é um vilão silencioso”“A diferença entre o sabão bruto encontrado em supermercados e o sabão ecológico que produzimos é que ele é reciclado, por meio de um resíduo altamente poluidor, quando descartado de forma inadequada no meio ambiente. Atuamos, dessa forma, para diminuir os impactos negativos, preservar o meio ambiente, gerar emprego e renda, fazendo assim o tripé da sustentabilidade”, explica Josy Oliveira.

A Cooperóleo faz, na atualidade, a coleta do óleo residual em 90 pontos espalhados pelos municípios de Marechal Deodoro, Maceió e Barra de São Miguel. São estabelecimentos comerciais que entregam o produto, sem nada cobrar: restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos hoteleiros, ambulantes …

O início

O projeto da Cooperativa Cooperóleo nasceu na sala de aula do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Marechal, em 2015. À época, Josy Oliveira era estudante do curso de Gestão Ambiental e, junto com uma colega, fez uma visita técnica aos restaurantes da Praia do Francês.

O estudo detectou que grande parte dos estabelecimentos fazia o descarte irregular do óleo residual. Por meio do projeto de extensão, foi implantado a coleta do produto em oito restaurantes, durante oito meses.

Por mês, Cooperativa produz 2 mil barras de sabão ecológico“Desenvolvemos o projeto com duas comunidades. Uma vez por semana a gente ia até os restaurantes cadastrados, que quiseram entrar no projeto; coletava e levava para as comunidades, quantificando e reciclando o óleo, transformando em sabão em barras. No término do projeto, quantificamos quatro toneladas desse resíduo que é altamente poluidor, quando descartado de forma irregular no meio ambiente”, recorda a, agora, gestora ambiental.

Surgiu, então, a ideia de criar e formalizar a Cooperativa.

“Desde 2015 fazemos a coleta do óleo usado e hoje todos os restaurantes da Praia do Francês e adjacências participam do projeto, contribuindo com o social, o econômico e o ambiental”, comemora Josy Oliveira.

A Cooperativa recolhe, mensalmente, cerca de 2 mil litros de óleo residual nos 90 pontos espalhados pelos municípios de Maceió, Marechal e Barra de São Miguel. Com o volume, são produzidas 2 mil barras de sabão, 600 litros de sabão líquido e 800 potes de sabão em pasta. Além do óleo, são utilizados para o fabrico: água, hidróxido de sódio e essência.

Hotel

O Hotel Ponta Verde Francês é parceiro da Cooperóleo há 8 anos. Desde que descobriu a existência do projeto, que o estabelecimento destina o óleo residual à Cooperativa; antes fazia a separação e o entregava a uma empresa especializada.

Com 98 apartamentos, o hotel é o maior do Francês, onde são realizadas duas coletas semanais. Além de doar a matéria-prima, o estabelecimento também compra o sabão ecológico produzido pela Cooperativa, que no mercado tem o nome de “Marechal Eco Sabão”.

“A gente acredita no projeto e na importância sustentável, econômica e social que a iniciativa tem. Então, todo óleo residual do hotel é destinado à Cooperativa como forma de contribuição, de colaboração com o projeto”, afirma a coordenadora de Alimentos e Bebidas, Rose Santos.

Rose Santos: “A gente acredita no projeto e na importância sustentável, econômica e social que a iniciativa tem”A colaboração dos estabelecimentos é importante para a manutenção da Cooperóleo. Isso porque grandes empresas do setor têm tentado abocanhar esse mercado. Segundo Josy Oliveira, elas pagam R$ 2 pelo litro do óleo residual coletado.

“Estamos na luta, pedindo… Se tomarem nosso óleo, o pessoal vai ficar desempregado”, alerta a presidente da Cooperativa.

Além dos estabelecimentos comerciais, pessoas físicas – donos e donas de casa – podem fazer a destinação correta do produto. Basta ligar para o “Disque Coleta de Óleo de Cozinha Usado”, por meio do número: (82) 99600.0670, que a Cooperativa vai até o endereço.

“Ralo da pia não é o local correto. Armazena o óleo numa garrafa PET e dá destinação correta”, ensina a presidente, lembrando que o produto também pode ser entregue na sede da Cooperativa, localizada na Avenida Santa Maria Madalena, nº 297, Orla Lagunar, Centro Histórico de Marechal Deodoro, em frente à Capela de São Pedro.

Emprego

Dijila Noédina, 25 anos, e Antônio José da Silva, 31, estavam desempregados e encontraram na Cooperativa uma fonte de renda. Ela atuava como garçonete e ele, auxiliar de cozinha. Agora são associados.

“Eu não sabia que existia, em Marechal Deodoro, uma cooperativa que coleta óleo. Eu também estava desempregado há mais de seis meses e achei essa oportunidade. Estou muito feliz em trabalhar aqui”, afirma Antônio.

“Além de ser uma renda para mim e para minha família, ajudo o meio ambiente. Eu me sinto satisfeita com esse trabalho”, revela Noédina.

A Cooperativa já chegou a contar com 16 famílias associadas, antes da pandemia; hoje são seis. Com a retomada do setor de alimentação, a presidente espera que o quadro volte a crescer.

Dijila estava desempregada e agora trabalha na Cooperativa: “Além de ser uma renda para mim e para minha família, ajudo o meio ambiente”A Cooperóleo também atua no campo social e educacional. Recebe, em sua sede, turmas de estudantes que assistem a palestras sobre meio ambiente e o funcionamento da Cooperativa. Promove, ainda, oficinas que ensinam moradores a fabricar o sabão ecológico.

A sede foi cedida pelo município à Cooperativa, que em 2022 recebeu um veículo (caminhonete) usado na coleta do produto.

“Desde 2017 que temos a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e dos nossos parceiros e amigos que vêm aumentando a cada dia”, agradece Josy Oliveira.

Com 2 mi litros de óleo usado, são produzidas 2 mil barras de sabão, 600 litros de sabão líquido e 800 potes de sabão em pasta.


Fonte: Tribuna Hoje

ANTERIOR

5G no agronegócio deve garantir informações da produção rural cada vez mais rápido

PRÓXIMA

Com 65 mil produtores, cooperativa fatura R$ 22 bilhões em 2022

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Feira Livro
SOCIAL

Cooperativa paraense promove ressocialização de detentas durante exposição de produtos em feira do livro

20 de agosto de 2025
Corrida da Cooperação coloca mais de mil atletas na rua em Vitória e Vila Velha
SOCIAL

Corrida da Cooperação coloca mais de mil atletas na rua em Vitória e Vila Velha

19 de agosto de 2025
Cooperativa de crédito lança Cooperativa Escolar com jovens do projeto Formando Cidadão em Capanema (PR)
SOCIAL

Cooperativa de crédito lança Cooperativa Escolar com jovens do projeto Formando Cidadão em Capanema (PR)

15 de agosto de 2025
Evento reuniu entidades para formalizacao do repasse do recurso copiar
SOCIAL

Cooperativa de crédito promove aproxiamção com entidades contempladas na 3ª edição Fundo Social

14 de agosto de 2025
Cooperativa financeira reforça apoio ao esporte feminino e marca presença no Brasileirão 2025
SOCIAL

Cooperativa financeira reforça apoio ao esporte feminino e marca presença no Brasileirão 2025

14 de agosto de 2025
Cooperativa financeira capixaba arrecada 51 bolsas de sangue por meio de ação social
SOCIAL

Cooperativa financeira capixaba arrecada 51 bolsas de sangue por meio de ação social

13 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa agroindustrial é destaque nacional em qualidade na área têxtil
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa agroindustrial é destaque nacional em qualidade na área têxtil

21 de agosto de 2025
Novo programa de inovação do Sebrae mobiliza cooperativas da Amazônia Legal
AGRONEGÓCIO

Novo programa de inovação do Sebrae mobiliza cooperativas da Amazônia Legal

21 de agosto de 2025
Sistema OCB/ES e BNDES firmam parceria para levar financiamento às cooperativas do Amazonas
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB/ES e BNDES firmam parceria para levar financiamento às cooperativas do Amazonas

21 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.