Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, as mulheres cooperadas integrantes do Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina Coprossel (PDLF) participaram de uma viagem de imersão em cooperativismo, por meio de roteiro organizado pela Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo). As viagens fazem parte do Programa de Formação de Lideranças Femininas da Coprossel e tem apoio do Sistema Ocepar.
O cronograma da viagem iniciou pela visita à sede administrativa e ao Centro Cultural da Cooperativa Castrolanda, em Castro, e visita à sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O roteiro prosseguiu pela estação ferroviária, com descida de trem até Morretes pela Serra do Mar, visita ao Hisgeopar, onde conheceram a história dos ciclos econômicos do Paraná em formato de maquete. A viagem foi finalizada com navegação na baía de Paranaguá com visita externa e explicação sobre o Porto de Paranaguá.
Para a cooperada Roseli Schimboski, a viagem proporcionou muito conhecimento as mulheres. “Aprendemos um pouco mais sobre a história do cooperativismo e sua importância”. Realmente a viagem foi muito produtiva e só temos que agradecer a Coprossel e Ocepar pelo apoio.
Segundo Marcia M. Molinetti, para muitas das mulheres que participaram, essa foi uma oportunidade única. “Nossa viagem foi maravilhosa aos detalhes. Tudo muito bem organizado e fomos muito bem recepcionados por todos os lugares que passamos”. “Com isso, também tivemos a oportunidade de conhecer melhor as mulheres do curso fortalecendo ainda mais nossos vínculos de cooperação”, afirma Marcia.
A cooperada Natália Fagundes Carraro também elogiou o roteiro e tudo que foi proposto na viagem de imersão ao cooperativismo. “Estamos muito felizes pelas oportunidades que a Coprossel tem nos proporcionado e aproveito para indicar o curso a outras cooperadas. Com certeza vale muito a pena o esforço e indico que para a próxima turma outras mulheres participem dessa capacitação da cooperativa”, disse Natália.
Essa terceira turma do Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina da Coprossel deve se formar no final deste ano. A Coprossel mantém a tradição de investir no seu quadro social. Cooperados, esposas de cooperados e filhos (as) têm a oportunidade de participar dos cursos e programas ofertados pela cooperativa. Nestes programas, são proporcionadas viagens para conhecer cases cooperativistas e também de turismo, que contribuem para o crescimento pessoal e profissional dos participantes.
A Coprossel está organizando o início de novas turmas de formação no Programa de Liderança Feminina e também para o Potencializa Jovem Coprossel para 2024.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coprossel
Discussão sobre post