A parceria entre o Sicoob e o Banco de Sangue Virtual tem sido fundamental no Rio Grande do Sul, conectando doadores e receptores, onde mais de 25 mil doadores voluntários estão cadastrados. Devido ao sucesso, a partir de 2024, o projeto foi estendido ao Paraná.
A iniciativa busca aumentar a base de doadores do Banco de Sangue Virtual, promovendo solidariedade e contribuindo para uma causa vital iniciada pelo publicitário Ricardo Nunes em 2017. “A missão de salvar vidas está no DNA do Sicoob e da Sancor Seguros. A partir de 2024, o povo paranaense terá uma plataforma que auxiliará nas demandas e necessidades de doadores de sangue”, afirma Nunes.
A renovação da parceria foi oficializada no dia 23 de abril na sede da Central Sicoob Unicoob, com a presença da diretoria do Sicoob Unicoob, membros do Conselho de Administração, representantes da Sancor Seguros, do Hemocentro de Maringá, do Banco de Sangue Dom Bosco, imprensa local, e dos Voluntários Transformadores do Sicoob, conhecidos como PAES (pessoas de apoio estratégico). Esses voluntários terão papel fundamental na divulgação do projeto em escolas e comunidades.
João Manfroi “Joca”, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, foi essencial para a implementação do Banco de Sangue Virtual no Rio Grande do Sul e trouxe a ideia para o Paraná, garantindo o apoio da Central Sicoob Unicoob como patrocinadora. “Todos gostam de fazer boas ações, mas às vezes a gente não sabe como ajudar. Esta é uma ação de longo prazo que poderá abranger muitas pessoas no Brasil. Com um Banco de Sangue funcionando plenamente, tenho certeza de que tudo ficará mais fácil,” declarou Joca Manfroi.
A nova fase do projeto no Paraná conta com a colaboração ativa de cooperados e colaboradores das cooperativas filiadas ao Sicoob Central Unicoob, além das instituições controladas, incentivando-os a se cadastrarem como doadores voluntários. Esta iniciativa facilita a localização de doadores próximos aos hemocentros, beneficiando pacientes e suas famílias.
Potencial de crescimento
César Ricardo Lazarino, diretor de Gestão do Sicoob Central Unicoob, destacou o potencial de crescimento do projeto, agora envolvendo toda a rede do Sicoob no Paraná e Rio Grande do Sul. “Temos mais de 4.500 colaboradores que, multiplicando pelo número de familiares, conseguimos ultrapassar 15.000 doadores. Se a gente for olhar para o nosso universo de cooperados, nós somos 800 mil cooperados, temos potencial para angariar muitos doadores voluntários. Eu tenho certeza de que esse projeto vai trazer um acalento para aqueles que precisam,” concluiu Lazarino.
Conectar doadores e receptores
A missão de conectar doadores e receptores de sangue está mais forte do que nunca no Paraná, graças à colaboração entre Sicoob, Sancor Seguros e uma crescente rede de voluntários dedicados.
As pessoas que tiverem interesse em serem doadores de sangue, para participar, precisam cadastrar-se no site www.bancodesanguevirtual.com.br.
Fonte: Jornal de Beltrão
Discussão sobre post