Com o espírito de “Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras”, a Sicredi Conexão celebra o mês do cooperativismo com grande impacto social em suas regiões de atuação. Em 2024, a Cooperativa impactou mais de 11,5 mil pessoas, envolvendo cerca de 700 voluntários, como colaboradores do empreendimento, universidades e entidades parceiras.
O movimento de voluntariado da Sicredi Conexão faz parte de uma iniciativa liderada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Durante o mês de julho, colaboradores, associados e voluntários se uniram para realizar uma série de atividades que visaram a melhoria das comunidades locais.
Entre as ações realizadas, destacam-se a distribuição e plantio de árvores, limpeza, pintura de ruas e rodovias, campanhas de arrecadação de alimentos, e, além disso, foram promovidas atividades culturais e recreativas para crianças e suas famílias, comercialização de produtos da agricultura familiar, também fomentando a economia local. As diversas ações ocorreram durante o mês, mesmo que o Dia Internacional do Cooperativismo no Brasil é comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho, a iniciativa nacional promove o serviço voluntário de forma sistemática e eficaz, alinhada à agenda mundial proposta pela ONU. Desde sua criação em 2009, a data se tornou um movimento nacional de estímulo a iniciativas voluntárias transformadoras, com o apoio irrestrito do Sistema OCB e de suas unidades estaduais. Em 2023, no total, foram mais de mil cooperativas participantes, que beneficiaram aproximadamente três milhões de pessoas, e 140 mil voluntários em todo o país.
Movimento voluntariado
Além destas ações, a Sicredi Conexão incentiva o engajamento do público com o propósito de realizar a cooperação e intercooperação das entidades e pessoas, criando uma grande teia de solidariedade e prosperidade nas localidades onde está inserida, um exemplo é com o Programa Movimento Voluntariado. Neste ano, as ações desenvolvidas neste programa tiveram impactos positivos na população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, por meio de doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, e materiais que auxiliassem na reconstrução da comunidade.
Fonte: WH3