A promoção de negócios sustentáveis na região da Amazônia Legal foi o tema central da Semana da Sustentabilidade, realizada de 11 a 13 de junho, em Manaus (AM), pelo BID Invest. Na oportunidade, a Cresol apresentou à Rede de Finanças da Amazônia o seu projeto para incentivar a inclusão financeira por meio de microfinanças e bioeconomia.
O Sistema Cresol pretende atuar na região com cinco cooperativas filiadas apoiando os micro e pequenos empreendedores urbanos e os agricultores familiares, contribuindo também para a organização das cadeias produtivas desses agricultores em culturas como açaí, cacau e silvicultura.
“Estamos buscando recursos da rede financeira pela Amazônia para podermos implementar esses projetos e contribuir para a inclusão financeira e a sustentabilidade na Amazônia Legal”, comentou o gerente de Relações Internacionais da Cresol.
O conceito da Amazônia Legal foi instituído em 1966 e abrange, além do Brasil, o Peru, a Bolívia, o Equador, a Colômbia e a Venezuela. No território brasileiro, a área atualmente inclui regiões do
Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins.
Os projetos selecionados avançarão para a fase de implementação, recebendo apoio dos patrocinadores da Rede de Finanças da Amazônia e de outros investidores por um ano.
O presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, participou da Semana da Sustentabilidade e comentou sobre os impactos esperados com o projeto. “Nós poderemos ter acesso a conhecimentos e aos recursos para gerar um impacto importante para as comunidades. Temos cooperados em todas as regiões representadas na Amazônia Legal brasileira e vamos poder apoiá-los para o desenvolvimento sustentável do seu negócio ou da sua produção rural”.
Fonte: Cresol
Discussão sobre post