Com o propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera, a Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG abre as inscrições para o Fundo Social 2025. De 2 de janeiro a 28 de fevereiro, entidades sem fins lucrativos atuantes nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente e inclusão social podem inscrever seus projetos locais e de interesse coletivo.
Por meio do Fundo Social, a cooperativa destina uma porcentagem do resultado obtido no ano anterior para apoiar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está inserida. Para se inscrever, a entidade deve acessar o site Sicredi na Comunidade em sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial e conferir o regulamento completo digitando o CEP da sua localidade.
Na Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, os municípios compreendidos são Passo Fundo, Mato Castelhano, Pontão, Coxilha e Ernestina no Rio Grande do Sul; Ituporanga, Imbuia, Vidal Ramos, Petrolândia, Laurentino, Lontras, Rio do Sul, Chapadão do Lageado, Bom Retiro, Agronômica, Aurora, Bocaina do Sul, Urubici e Rio Rufino em Santa Catarina; e Governador Valadares, Conselheiro Pena, São Geraldo da Piedade e Virginópolis em Minas Gerais.
Para o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Paulo Brum, o Fundo Social coloca em prática um dos sete princípios do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. “O Fundo Social de nossa cooperativa já transformou mais de 700 ideias em ações, que fortaleceram e melhoraram a vida das pessoas, promovendo uma corrente do bem entre agências, entidades, colaboradores e membros de entidades”, afirma Brum. “É assim que construímos o verdadeiro cooperativismo que resulta em impacto real onde estamos inseridos. Onde há Sicredi, as pessoas percebem o impacto social, o que nos diferencia das instituições financeiras tradicionais”.
Em 2024, a Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG disponibilizou, via Fundo Social, mais de R$ 1,3 milhão a 146 projetos sociais de sua área de atuação. Desde que foi implantado na cooperativa, em 2020, o Fundo Social destinou mais de R$ 3,4 milhões a 326 projetos. Os valores são aprovados pelos associados durante o período assemblear.
Fonte: Sicredi