A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade e coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), participou neste domingo (21) da primeira grande ação pública da Secretaria de Estado da Mulher (Semu).
Realizado na Praça da República, área central de Belém, o evento reuniu diversos serviços de saúde, cidadania, cuidados estéticos e empreendedorismo, e antecipou a celebração pelo Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna – 28 de Maio.
Renata Carvalho, servidora da Seap e tutora da Coostafe, ressaltou a importância da presença da cooperativa na programação da Semu, considerada uma vitrine para a comercialização de novos produtos. “É uma oportunidade também para a sociedade conhecer a Cooperativa, entender o trabalho que a gente desenvolve com as internas. Além disso, temos a preocupação de ajudá-las a criar itens novos para cada feira. Hoje, nós trouxemos peças com a temática junina, e também temos almofadas que mesclam as técnicas da pintura e do bordado”, contou.
“Esse evento é muito importante, porque além de serviços oferece orientações diversas, inclusive sobre violências que precisam ser combatidas, denunciadas. Aqui nós concentramos ações que envolvem tudo o que impacta a vida da mulher todos os dias. A criação da Semu sinaliza esse compromisso do Estado com o público feminino”, frisou a titular da Semu, Paula Gomes.
Incentivo
Segundo Telma Lima, servidora da Secretaria da Mulher, o convite para a participação da Coostafe é um incentivo ao trabalho das internas. “Nós pensamos nas mulheres empreendedoras e convidamos a Coostafe, uma cooperativa muito importante e que tem um trabalho maravilhoso. O foco da Secretaria da Mulher é apoiar as mulheres, especialmente internas e egressas do sistema”, ressaltou a servidora.
A assistente social Jocilene Rodrigues passeava com a família pela praça e conheceu o estande da Coostafe. “Adquiri alguns produtos da Cooperativa, e fiquei impressionada com a qualidade e a valorização dos produtos locais. É sempre bom poder apoiar organizações que visam ao desenvolvimento sustentável e social da comunidade. Estou feliz em ter tido essa oportunidade, e com certeza voltarei a adquirir produtos da Coostafe no futuro”, afirmou.
Fonte: Agência Pará
Discussão sobre post