Anualmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS (Sescoop/RS) realiza o programa Fundo Social, alocando recursos para apoiar iniciativas relacionadas aos pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG (Environmental, Social and Governance). Essa agenda representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa em setores como educação, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente.
Em 2024, mais de R$ 3 milhões foram direcionados, e a Sicredi Essência foi beneficiada com parte desse recurso para implementar o Projeto de Promoção da Inclusão Financeira e Profissional de Jovens. O objetivo é promover a inclusão social e profissional de jovens de baixa renda, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir experiência e desenvolver habilidades técnicas, financeiras e comportamentais.
O projeto, que iniciou no dia 24 de agosto em Alegrete, recebeu inscrições realizadas através das redes sociais da cooperativa entre os dias 22 e 31 de julho, atraiu mais de 50 jovens que têm o desejo de ingressar no mercado de trabalho.
O cronograma do curso tem seis encontros e acontece nos sábados de manhã, no Auditório da Sicredi Essência.
Patrícia Maia, assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade, comentou que uma equipe técnica qualificada abordará temas como educação financeira, expressão corporal, dicção e oratória, preparação para o mercado de trabalho, trabalho em equipe, construção de carreira e marketing pessoal.
“Com o aprimoramento dessas habilidades, acreditamos que muitas portas se abrirão para os jovens, criando um ambiente inclusivo e de apoio para cada participante atinja o seu máximo potencial e conquiste oportunidades no mercado de trabalho” comentou a assessora.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Essência