Foi realizada, na manhã dessa terça-feira (12/09), em Dois Vizinhos, Sudoeste do Paraná, a Assembleia Geral de constituição da cooperativa mirim Conesco, formada por estudantes do Colégio Coopermundi – Cooperativa de Educação e Cultura Regina Mundi, com apoio do Sicoob Vale Sul e do Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Na oportunidade, foi aprovado o Estatuto Social da nova cooperativa e eleitos os integrantes dos Conselho Administrativo e Fiscal, entre efetivos e suplentes. O aluno Inácio Perondi Hank, da 2ª série do ensino médio, foi eleito o presidente da Conesco para a gestão 2023/2024.
Participaram da Assembleia, o presidente da Coopermundi, João Carlos Machado Fortes; o presidente do Sicoob Vale Sul, João Baptista Manfroi; a coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Goulart, a analista de projetos da unidade de desenvolvimento cooperativo, representando o Sicoob Central Paraná, Giovana Versolatto, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio da Silva, que se pronunciaram durante a solenidade.
Na abertura, Hank, que também presidiu a comissão de constituição da cooperativa mirim, lembrou que aquele momento representava a culminância de um longo trabalho de preparação e formação conduzido pelo consultor Adilso Carniel, com diversas atividades anuais. “Essa data é o começo de uma nova história, da Cooperativa dos Estudantes do Coopermundi, que inicia seus passos em 2023 com a intenção de trazer cada vez mais benefícios para os estudantes de nossa escola, todos os seus colaboradores e associados e, especialmente, à comunidade duovizinhense em geral. Nesse sentido, gostaria de agradecer ao Sescoop/PR, que nos apresentou toda essa proposta e apoiou sua condução, ao Sicoob, que nos apoia em várias instâncias como nossa cooperativa madrinha, à equipe do Coopermundi, que nos ofereceu apoio logístico e conduziu a organização de nossas atividades, e ao consultor Adilso Carniel, responsável por toda a formação teórica de nosso grupo nesse processo”, afirmou.
Uma cooperativa mirim é formada seguindo os mesmos critérios de uma cooperativa tradicional. A ideia é proporcionar aos estudantes a experiência de vivenciar esse modelo de organização econômica e social diferenciado, baseado em sete princípios: adesão voluntária e livre; gestão democrática e livre; participação econômica dos cooperados; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade. A professora orientadora da cooperativa mirim, Ivanete Perondi Bachi, explicou que poderão ser admitidos como associados da Conesco os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. “O capital social para se tornar sócio possui um valor simbólico apenas de R$ 2,00. Ao longo da preparação, os estudantes puderam rever e refletir sobre o cooperativismo, aprofundando seus conhecimentos sobre os valores e princípios cooperativistas, direitos e deveres, o papel de cada associado e membro dos cargos da diretoria e conselho fiscal. Os alunos participaram ativamente da constituição do Estatuto Social, da escolha do nome e do logotipo da cooperativa”, relatou.
Discussão sobre post