É impossível ser o mesmo após uma viagem. Viajar nos traz inúmeros conhecimentos sobre a natureza, os povos e suas culturas, mas especialmente sobre nós mesmos. Afinal, “é preciso sair da ilha para ver a ilha”, ensina Saramago. Após as privações exigidas pela pandemia, as pessoas estão se lançando novamente a essas descobertas que só aquele destino tão desejado pode proporcionar.
Luiz Strauss, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Rio de Janeiro (Abav-RJ), comemora a retomada do turismo. “O ano foi muito bom. Começou com muita incerteza, mas de março em diante o mercado voltou a aquecer e estamos confiantes de que este ano se consolide como um período de crescimento e recuperação”.
Strauss comenta os dados de uma pesquisa realizada com empresas que compõem a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e revelam o otimismo do setor. Para 42% delas, 2022 deve fechar com um faturamento igual ou superior a 2019. Para 2023, as expectativas são de que esses números sejam 50% maiores que os de 2022. “Segundo estudo do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor do turismo deve alcançar o nível de faturamento pré-crise no início do próximo ano”, acrescenta.
A retomada também impacta o mercado internacional. “A Organização Mundial do Turismo (OMT) afirma que o turismo está a caminho de atingir 65% dos níveis pré-pandêmicos até o final deste ano”, cita o presidente da Abav-RJ. De acordo com dados do Banco Central, os gastos de brasileiros com viagens internacionais já ultrapassavam US$ 9 bilhões em outubro de 2022.
Lisboa e Orlando estão em primeiro lugar entre os destinos internacionais mais procurados por brasileiros, seguidos por Nova York, Paris, Barcelona e Buenos Aires. Nacionalmente, Salvador figura em primeiro lugar, seguida por Maceió, Porto de Galinhas, Recife e São Paulo. Fortaleza, Gramado, Natal e Rio de Janeiro ocupam o terceiro lugar na preferência por viagens.
Além de roteiros que incluem sol, praia, luxo e bem-estar, mais brasileiros têm optado por viagens de curta duração e se programado com antecedência. O planejamento da viagem é mesmo fundamental. Destinos internacionais exigem, além de visto e outras documentações, a contratação de seguro que garanta a proteção necessária às pessoas, antes ou depois da viagem.
TURISMO MOVIMENTA O COOPERATIVISMO
O turismo movimenta uma imensa cadeia que agrega de indústrias a prestadores de serviços. As atividades turísticas cresceram 34,5%, no acumulado de janeiro a outubro, frente a igual período do ano passado, revela a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. De acordo com o Ministério do Turismo, o setor promoveu a criação de mais de 230 mil postos de trabalho, até o final de outubro. E até essa data, já passava de US$ 4 bilhões os gastos de turistas estrangeiros no Brasil, segundo dados do Banco Central.
O cooperativismo está presente nas diversas atividades turísticas. Por exemplo, cooperativas do ramo agro fabricam produtos que compõem a alimentação dos turistas, cultivam as flores que decoram os ambientes, já as do ramo transporte integram a cadeia logística das atividades turísticas. “Para o cooperativismo, o turismo gera emprego e renda seja direta ou indiretamente. Impacta na demanda e consumo de produtos cooperativos, com reflexo direto na economia local e regional. Isso fortalece e agrega valor às cadeias e ao sistema como um todo”, diz Tarcísio Minetto, gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs.
O setor comemora a recente inclusão das cooperativas nos programas do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) pela Lei 2.380/21, e aguarda a sanção presidencial. Cooperativas que atuam no setor vão poder ser incluídas no suporte financeiro para fomentar o turismo nacional, e assim gerar mais emprego e renda. Minetto avalia que “as cooperativas têm um papel preponderante na economia brasileira e dos Estados, e é importante serem contempladas pela lei. A gente entende que isso fortalece e dá condições para desenvolvermos ainda mais na área do turismo”.
SEGURO VIAGEM É INDISPENSÁVEL EM DESTINOS INTERNACIONAIS
Para que imprevistos não atrapalhem a experiência da viagem, a contratação de um seguro é essencial. Pensando em proporcionar um amplo suporte a seus segurados, a Tokio Marine acaba de lançar o seguro de viagem internacional, que disponibiliza 22 coberturas e assistências.
O modelo oferecido pela seguradora é completo, com contratação simplificada e 100% digital. Inclui a maior rede de assistência do segmento de seguro viagem, indispensável para garantir tranquilidade em viagens ao exterior. Além rede médica internacional para prestação de serviços, o seguro permite o reembolso de despesas médicas, odontológicas, farmacêuticas e hospitalares em decorrência de doença, inclusive Covid-19; hospedagem após alta hospitalar, se necessário prolongar o período de estadia do segurado no destino até sua recuperação; remarcação da viagem de regresso, caso ele esteja impedido de embarcar na data prevista por recomendação médica; invalidez permanente total ou parcial por acidente; morte acidental, entre outras assistências.
“Contar com um seguro viagem, mesmo no caso de destinos em que não exijam sua obrigatoriedade, é extremamente importante, pois permite que o cliente possa viajar com a tranquilidade e ter amparo no caso de emergências, o que é fundamental para tornar as viagens internacionais mais seguras, evitando imprevistos pessoais e financeiros”, argumenta Nancy Rodrigues, Diretora de Seguros de Pessoas da Tokio Marine. O seguro viagem pode ser contratado para viagens internacionais a turismo, lazer ou negócios, com vigência máxima de 90 dias.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 109
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