É época de celebrar, planejar e, tradicionalmente, presentear. A expectativa do setor de varejo é de que as pessoas voltem a consumir neste Natal no mesmo patamar de antes da pandemia. São esperadas cerca de 124 milhões de pessoas nas lojas físicas e digitais, que devem movimentar próximo de R$ 70 bilhões, segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Isso se deve à gradativa diminuição das restrições de circulação e reunião, com o avanço da vacinação contra a covid-19, e a consequente retomada do consumo. Ainda segundo a pesquisa, em média, mais da metade dos presentes de Natal devem ser comprados pela internet. Peças fundamentais dessa engrenagem de consumo são os transportadores, que fazem chegar à casa de cada comprador o produto certo, no menor tempo.
Boa parte dessas entregas é realizada pelas cooperativas de transporte de cargas. No universo do cooperativismo brasileiro, elas representam quase 43% das associações cooperativas de transporte, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Uma frota que soma mais de 30 mil veículos, de acordo com a instituição.
Para uma operação segura, esses equipamentos podem contar com a cobertura dos produtos da Tokio Marine, que atende tanto embarcadores quanto transportadores, no transporte nacional ou internacional. “A Tokio Marine oferece aos seus clientes consultoria em gerenciamento de risco em transportes por meio de equipe própria e parceiros especializados, além de ferramentas sistêmicas (averbações, emissão de carta protesto, vistorias etc. via aplicativo) para tornar a operacionalização do seguro eficiente e evitar transtornos e até a perda de cobertura pelo segurado”, diz Valdo Alves da Silva, diretor de Transporte da Tokio Marine.
Segundo avaliações de mercado, a tendência de ampliação das vendas na internet tem auxiliado a retomada da movimentação de cargas, após a queda nos transportes ocorrida ainda no primeiro semestre de 2020. “Acreditamos que deve haver um aumento de demandas por coberturas e serviços atrelados ao digital, acelerado por uma possível alteração na legislação que regulamenta o setor de transportes rodoviário de carga, e expansão ainda maior do e-commerce”, projeta Silva.
Manutenção do seguro é essencial à proteção da saúde financeira de cooperados e seus negócios
Seguradora e cooperativas tem em comum promover proteção às pessoas. A parceria entre Tokio Marine e cooperativas facilita o acesso dos associados aos produtos securitários. Essa proximidade amplia a conscientização sobre a importância do seguro em meio aos cooperados; e também auxilia na oferta de produtos adequados às necessidades desse setor.
O resultado vem em números. “A Tokio Marine cresceu, neste importante ecossistema, 47% em faturamento, somando todos os produtos”, destaca Márcia Silva, diretora de Canais Especiais da Tokio Marine. “Procuramos automatizar os processos para dar agilidade ao atendimento dos nossos parceiros, tanto que criamos um portal específico para cooperativas. Para 2022, teremos algumas novidades que facilitarão ainda mais o acompanhamento das emissões, pendências e sinistros”, comenta.
O principal desafio, desde o início da pandemia, tem sido manter a proximidade no atendimento aos cooperados e cooperativas por meio do modelo virtual. “Nosso time intensificou treinamentos e divulgação das ferramentas que a Tokio Marine possui para auxiliar as cooperativas e os clientes, visando agilizar as respostas e interações, seja através do portal do Corretor/Cooperativa, app do cliente, WhatsApp, central de atendimento, incremento da disponibilidade da vistoria prévia digital, além de manter nosso time comercial próximo mesmo que virtualmente”, elenca.
A empresa registrou, em 2021, crescimento de 13%, e espera manter o ritmo no próximo ano; um desafio, diante da retração da economia, redução de renda das famílias e alto índice de desemprego. “Contamos com parcerias, como as cooperativas de crédito e os mais de 33 mil corretores, para continuar levando proteção à população brasileira”, diz Márcia.
Cooperativas de crédito são meio de acesso a seguros
Por sua capilaridade e proximidade com o cooperado e conhecendo suas demandas, as cooperativas de crédito são facilitadoras no acesso dos associados aos produtos securitários. Pois, seja por meio digital, seja olho no olho nas agências, elas têm por missão oferecer o produto ideal a cada perfil de cooperado.
Com 13 milhões de associados, as cooperativas financeiras seguem fortalecidas e em expansão. São mais de sete mil pontos de atendimento espalhados por todas as regiões. E agora estão ainda mais próximas do cooperado com a aceleração da digitalização, especialmente nesses dois últimos anos. Contribui para a expansão das cooperativas de crédito o trabalho da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), que em 2021 promoveu diversas ações voltadas à qualificação do setor, desde eventos online a publicações da área, por meio da editora da instituição.
Moacir Krambeck, presidente da Confebras e do Conselho de Administração do Sistema Ailos, destaca que as cooperativas, compreendendo as necessidades dos associados, também promoveram oferta de crédito advindo do Pronampe e inovaram em tecnologias e processos digitais. “Precisamos reconhecer que nos despedimos de 2021 mais fortalecidos e conscientes do papel relevante do ramo Crédito, fundamental na teia cooperativista brasileira”, defende.
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