Na medicina, cada escolha carrega o peso da vida. Em meio a avanços tecnológicos e expectativas cada vez maiores, o compromisso com o cuidado exige não apenas excelência técnica, mas também segurança e amparo. É nesse cenário que o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para área da Saúde – o E&O Saúde – se torna um aliado essencial, oferecendo proteção e tranquilidade para que nada interrompa a missão de cuidar.
A modalidade foi criada para proteger profissionais e instituições de saúde diante de eventuais falhas, imprevistos ou acusações que possam surgir no exercício da profissão, oferecendo suporte tanto financeiro quanto operacional para que o cuidado com o paciente nunca seja interrompido.
“Os pacientes estão cada vez mais exigentes e cientes a respeito de seus direitos, o que também demanda ainda mais responsabilidade por parte dos profissionais. Dessa forma, o E&O Saúde passa a ser não apenas um diferencial, mas uma necessidade indispensável”, reforça Carol Ayub, Diretora de Riscos Financeiros da Tokio Marine.
A executiva explica que o Produto oferece mais tranquilidade tanto para profissionais autônomos quanto para seus pacientes. “Isso porque contribui para que o profissional consiga dar continuidade ao seu trabalho mesmo diante de imprevistos e, ao mesmo tempo, garante mais segurança aos Clientes, que também ficam protegidos caso ocorra algum incidente durante um Atendimento ou procedimento”, disse.
UMA FERRAMENTA SOB MEDIDA
Pensando nessa nova demanda, o E&O Saúde da Tokio Marine surgiu com o intuito de proteger profissionais que atendem tanto como pessoa física como jurídica em diversas especialidades como médicos, psicólogos e psiquiatras a veterinários, dentistas, nutricionistas, nutrólogos, entre outros.
Entre as principais coberturas estão indenização a terceiros, custos de defesa, acordos judiciais e extrajudiciais, devolução de honorários, extravio, furto ou roubo de documentos, despesas de salvamento e contenção, entre outros.
Cada especialidade médica tem riscos particulares e, por isso, a customização é essencial. “Nós criamos um produto tailor made, ou seja, amplamente personalizável, com o objetivo de atender da melhor forma às necessidades de nossos Clientes”, afirma a executiva.
A proposta é clara: oferecer uma cobertura estruturada para contemplar os principais riscos da área da saúde, humana e animal, e, ao mesmo tempo, permitir a contratação de proteções adicionais conforme o perfil do profissional ou instituição.
Esse formato se mostra especialmente relevante diante dos novos riscos que surgem com a telemedicina e o uso intensivo de dados sensíveis. “Em um cenário de constante transformação digital, marcado por avanços significativos na telemedicina, surgem novos riscos para a atuação no segmento de saúde, como a transmissão de informações, falhas na comunicação e questões relacionadas ao sigilo profissional e à integridade das informações dos pacientes. Nesse contexto, o E&O Saúde torna-se ainda mais essencial para profissionais que atuam nesse modelo de atendimento”, completa Carol.
O PAPEL DAS COOPERATIVAS NA CULTURA DA PREVENÇÃO
As cooperativas médicas e de saúde têm um papel decisivo na disseminação dessa cultura de responsabilidade e prevenção. Mais do que redes de apoio profissional, elas são espaços de formação, compartilhamento e gestão coletiva do risco. “Essas instituições podem se beneficiar ao indicar o E&O Saúde para seus associados, reforçando o comprometimento e a responsabilidade institucional de todos que atuam nela”, aponta Carol Ayub.
“O E&O Saúde contribui para o fortalecimento reputacional de cooperativas e profissionais de saúde, pois demonstra cuidado e responsabilidade com a operação, reforçando ainda mais a relação de confiança com os pacientes e impactando de forma muito positiva o futuro do setor no país”, complementa.
O avanço da medicina exige um novo olhar sobre o que significa cuidar. Proteger a própria atuação é também uma forma de proteger o paciente e o futuro da saúde. Em tempos em que a informação circula mais rápido e a responsabilidade é cada vez mais compartilhada, o Seguro E&O Saúde se consolida como uma ferramenta essencial para sustentar a confiança que move o setor. “A saúde sempre foi e, certamente, sempre será um segmento muito relevante no Brasil – de modo geral, os brasileiros se importam muito com autocuidado e esse é um mercado que, de alguma forma, está sempre aquecido no país”, conclui.
Conteúdo exclusivo publicado na edição 126 da Revista MundoCoop












