Uma empresa que acompanha e se posiciona diante das transformações socioeconômicas é capaz de desenvolver mais que produtos. Ela produz um mundo mais sustentável e justo. Ao se preocupar em colocar as pessoas em primeiro lugar e em buscar soluções inovadoras para seus produtos e serviços, produz valor.
Estamos falando do desenvolvimento de uma mudança cultural nas organizações, uma nova mentalidade e novos paradigmas, especialmente em termos sociais, ambientais e de governança (ASG), que promovem efeitos profundos e de longo prazo. Um movimento que estimula novas oportunidades de negócio, de administração e até de consumo e percepção de valor pelas pessoas.
Neste cenário, uma organização comprometida com as questões ASG se destaca por demonstrar visão estratégica e senso de responsabilidade com as pessoas e o planeta. “As empresas que não investirem em práticas voltadas para o ASG terão dificuldade com novos investimentos, fornecedores e clientes e até com colaboradores, já que a força de trabalho formada pela Geração Y tem uma nova consciência acerca da importância socioambiental”, pontua Maria Flávia Bastos, escritora, palestrante e professora das áreas de sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão. “Pode parecer que essa é uma ideia de futuro, mas não é. Trata-se (ainda) de gestão de oportunidades, mas, em breve, será de gestão de riscos”, alerta.
Essa clareza na visão da empresa pressupõe também humanização. Ela cria oportunidades de valorizar cada indivíduo em seu ambiente de trabalho e estimulá-lo a participar dessa mobilização em prol da sociedade e do planeta. A Tokio Marine é um exemplo de organização que vai além de seu propósito mercadológico de prestar serviços na área de seguros.
Isso se evidencia nas iniciativas que desenvolve, seguindo sua filosofia “Good Company“, cujo pensamento é promover a sustentabilidade e fazer a diferença nas localidades em que atua. Todas as empresas que compõem o grupo, no Brasil e em mais 45 países, colocam em prática esse mesmo ideal de ser uma “Boa Empresa”.
OLHAR ALÉM DO LUCRO, CAPACITAR COLABORADORES E CUMPRIR COMPROMISSOS
Sob o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e que use os recursos naturais de forma responsável, a Tokio Marine intensifica sua agenda ASG. Seguindo a filosofia Good Company, as iniciativas de cunho social, por exemplo, objetivam a redução de desigualdades, a promoção de saúde e bem-estar entre os colaboradores e a promoção da diversidade.
Já em relação à governança, a seguradora desenvolve estruturas de gestão voltadas à ética e à integridade das ações. E o fomento à conscientização e execução de práticas sustentáveis também tem papel de destaque nas ações e produtos da seguradora. “Esta forma de conduzir os negócios está baseada em três pilares: olhar além do lucro, capacitar os colaboradores e cumprir os compromissos”, explica Luciana Amaral, diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade. “O mercado de seguros cumpre a função muito nobre de oferecer proteção à sociedade e queremos exercer este papel com cada vez mais relevância. A proposta do nosso setor é claríssima e a ideia é que as decisões adotadas só reforcem este papel”, acrescenta.
Para Luciana, bons resultados são uma consequência natural das ações de uma Good Company. “Temos a oportunidade de nos reinventar, repensar e adaptar nossa visão de negócio, criando novas oportunidades em termos de produtos e serviços e, assim, atender cada vez melhor corretores, assessorias e clientes”.
AÇÕES QUE TRANSFORMAM VIDAS E CUIDAM DO MEIO AMBIENTE
Um dos projetos que levam a filosofia da Tokio Marine à sociedade é o Sementes do Brasil, dedicado a promover capacitação profissional para jovens entre 15 e 18 anos, que vivem em abrigos. Esses jovens participam de aulas que abordam temas diversos como orientação vocacional, educação financeira, introdução à tecnologia e inovação, diversidade, inclusão e até autoconhecimento. “Por meio desse projeto, queremos ser uma rede de apoio a esses adolescentes, para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho e vislumbrar uma melhora efetiva de vida”, diz Luciana.
O estímulo a boas práticas ambientais também está presente nas ações e produtos da empresa. A cobertura de seguro residencial inclui, por exemplo, a possibilidade do cliente descartar, de forma ecologicamente correta, móveis e equipamentos, que são coletados por empresa com Certificado de Descarte Ecológico, seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A cobertura contempla ainda proteção para painéis solares, como um incentivo à geração de energia limpa e renovável. A Tokio Marine também presta consultoria gratuita aos seus segurados sobre práticas sustentáveis e de economia de energia.
Internamente, além de comitês e estruturas de gestão com foco em ética e integridade, a seguradora mantém o compromisso em promover a diversidade e inclusão em seus departamentos e disseminar a cultura do respeito. “Estamos engajados e com foco em desenvolver ainda mais ações sob o conceito ASG e, dessa maneira, fortalecer nossa atuação em prol de uma sociedade mais justa. A Tokio Marine tem como propósito disseminar esse conceito entre todos os seus públicos e, por isso, teremos novas iniciativas em breve”, comenta Luciana.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 111
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